Maio Laranja alerta sobre o abuso sexual de crianças e adolescentes

Publicado em 10/05/2022 - 17:52 Por Renata Rocha*, estagiária da Rádio Cultura FM de Belém - Brasília

O projeto Maio Laranja foi criado para conscientizar a população sobre o abuso sexual de crianças e adolescentes. O principal alerta é a importância de estabelecer um diálogo saudável com os pequenos sobre a sexualidade.

Lala Fonseca, psicóloga e especialista em terapia comportamental cognitiva explica sobre a campanha: "É de extrema importância, pois esse é um tema de tabu na nossa sociedade. Falar sobre sexo em geral é um tema delicado e aí a gente deixa de falar as vezes por vergonha, e aí o que que acaba acontecendo: as nossas crianças não ficam sabendo por nós, que somos os responsáveis por elas."

De acordo com o Panorama da Violência Letal e sexual contra crianças e adolescentes no Brasil entre 2016 e 2020, 35 mil crianças e adolescentes de até 19 anos foram assassinados no Brasil. A média foi de sete mil por ano.

No período de 2017 a 2020 e 180 mil jovens sofreram violência sexual com média de 45 mil casos por ano.  A consequência desse tipo de episódio traumático são adultos que se sentem extremamente constrangidos e angustiados em diversas situações.

A psicóloga Lala Fonseca explica que é preciso manter um diálogo aberto entre as crianças e os pais."É super importante a gente perceber que a criança quando ela está passando por uma situação dessas ela se torna muitas vezes envergonhada. Ela tem vergonha do corpo, ela tem vergonha de mostrar, ela tem vergonha de expor ou ela tem vergonha de ver. Se antes ela não tinha essa vergonha ou ela não tinha esse retraimento em relação à sexualidade e ela passa a ter, isso já é um sinal de que está acontecendo alguma coisa diferente."

*Com supervisão de Kelvin Ranieri

Edição: Kelvin Ranieri / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Ministério da Saúde lança programa Incentivo de Atividade Física

No Brasil, 15% do total de internações pelo SUS é atribuído à falta de exercícios físicos, conforme estimativa do Ministério da Saúde.

Baixar arquivo
Política

Paulo Dantas é eleito para governar Alagoas em mandato-tampão

Em votação indireta, a Assembleia Legislativa de Alagoas elegeu neste domingo, o deputado Paulo Dantas do MSB para governar Alagoas em um mandato-tampão.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Frente Fria chega ao Brasil neste domingo

O frio deve provocar geadas fortes, moderadas ou fracas nos três estados do Sul, além de Minas Gerais e São Paulo.

Baixar arquivo
Economia

Trabalhadores nascidos em maio já podem sacar até mil reais do FGTS

O valor depende do total acumulado nas contas. A Caixa fará o depósito na poupança digital, usada para o pagamento de benefícios sociais e previdenciários.

Baixar arquivo
Economia

Previdência privada atende apenas 3% dos aposentados brasileiros

A previdência privada atende apenas 3% dos aposentados brasileiros. Já os recursos do INSS são a fonte de renda de 92% dos aposentados.

Baixar arquivo