Maio Laranja alerta sobre o abuso sexual de crianças e adolescentes

Publicado em 10/05/2022 - 17:52 Por Renata Rocha*, estagiária da Rádio Cultura FM de Belém - Brasília

O projeto Maio Laranja foi criado para conscientizar a população sobre o abuso sexual de crianças e adolescentes. O principal alerta é a importância de estabelecer um diálogo saudável com os pequenos sobre a sexualidade.

Lala Fonseca, psicóloga e especialista em terapia comportamental cognitiva explica sobre a campanha: "É de extrema importância, pois esse é um tema de tabu na nossa sociedade. Falar sobre sexo em geral é um tema delicado e aí a gente deixa de falar as vezes por vergonha, e aí o que que acaba acontecendo: as nossas crianças não ficam sabendo por nós, que somos os responsáveis por elas."

De acordo com o Panorama da Violência Letal e sexual contra crianças e adolescentes no Brasil entre 2016 e 2020, 35 mil crianças e adolescentes de até 19 anos foram assassinados no Brasil. A média foi de sete mil por ano.

No período de 2017 a 2020 e 180 mil jovens sofreram violência sexual com média de 45 mil casos por ano.  A consequência desse tipo de episódio traumático são adultos que se sentem extremamente constrangidos e angustiados em diversas situações.

A psicóloga Lala Fonseca explica que é preciso manter um diálogo aberto entre as crianças e os pais."É super importante a gente perceber que a criança quando ela está passando por uma situação dessas ela se torna muitas vezes envergonhada. Ela tem vergonha do corpo, ela tem vergonha de mostrar, ela tem vergonha de expor ou ela tem vergonha de ver. Se antes ela não tinha essa vergonha ou ela não tinha esse retraimento em relação à sexualidade e ela passa a ter, isso já é um sinal de que está acontecendo alguma coisa diferente."

*Com supervisão de Kelvin Ranieri

Edição: Kelvin Ranieri / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
Geral

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo