Mutirão jurídico atende público LGBTQIA+ para requalificação civil

Publicado em 06/05/2022 - 17:11 Por Lucas Coelho* - Estagiário da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Defensoria Pública do Rio de Janeiro realiza hoje mais uma ação social, voltada para a população LGBTIQIA+. Até às 18h, o Núcleo de Defesa dos Direitos Homoafetivos e Diversidade Sexual estará auxiliando pessoas trans e não binárias com orientação jurídica e requalificação civil. O serviço, gratuito, acontece no prédio da Fundação Oswaldo Cruz, em Manguinhos, na Zona Norte carioca, em parceria entre a Defensoria e o projeto Justiça Itinerante, do Tribunal de Justiça do Rio.

O objetivo é garantir a esse público o direito ao ajuste do gênero e do nome na certidão de nascimento, primeiro passo para a mudança nos demais documentos de identidade. A previsão é emitir 100 sentenças de requalificação civil até o final do dia.

Este é o terceiro mutirão para requalificação civil no Rio de Janeiro. O primeiro aconteceu em novembro de 2021 e, o segundo, em fevereiro deste ano, com mais de 160 atendimentos.

A retificação de nome e gênero nos cartórios segue as regras publicada em 2018 pelo Conselho Nacional de Justiça. Além de certidão de nascimento, RG, CPF, título de eleitor e outros documentos de identificação, são exigidas certidões das Justiças Eleitoral e do Trabalho, entre outras.

 E tudo isso só se tornou possível depois que o Supremo Tribunal Federal reconheceu, também em 2018, o direito das pessoas trans corrigirem seus documentos em cartório sem comprovar qualquer tipo de cirurgia de redesignação sexual.

Apesar de ser garantido legalmente, as pessoas trans ainda enfrentam muitas dificuldades para conseguir a retificação dos documentos.

*Com supervisão de Vitória Elisabeth.

Edição: Nádia Faggiani / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
Geral

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo