ONU pede investigação "célere e completa" sobre morte em ação da PRF

Genivaldo de Jesus Santos morreu em abordagem da PRF em Sergipe

Publicado em 28/05/2022 - 16:39 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A ONU Direitos Humanos para a América do Sul cobrou uma “investigação célere e completa” sobre a morte de Genivaldo de Jesus Santos numa abordagem da Polícia Rodoviária Federal, no município de Umbaúba, no sul de Sergipe.

O homem de 38 anos morreu depois de ser colocado por agentes da PRF dentro de uma viatura de onde saía muita fumaça. O Instituto Médico Legal de Sergipe identificou de forma preliminar a causa da morte como asfixia.

O chefe da regional da ONU, Jan Jarab, afirmou em nota no site da entidade que é fundamental que as investigações cumpram com as normas internacionais de direitos humanos e que os responsáveis sejam levados à justiça, garantindo reparação aos familiares da vítima. 

Para Jarab, a morte de Genivaldo “mais uma vez coloca em questão o respeito aos direitos humanos na atuação das polícias no Brasil”.

No Twitter, a PRF publicou que está cooperando com as investigações e que os envolvidos foram afastados das atividades de policiamento. 

A Comissão de Direitos Humanos do Senado deve votar o envio de um grupo de senadores para acompanhar, em Aracaju e Umbaúba, as medidas adotadas pelas autoridades após a morte de Genivaldo.

Edição: Ana Lúcia Caldas/ Renata Batista

Últimas notícias
Geral

PCRJ faz operação contra fraudes na compra e venda de combustíveis

Segundo as investigações, para burlar a fiscalização e sonegar o pagamento de tributos, a organização utilizava pessoas jurídicas e físicas como laranjas

Baixar arquivo
Esportes

Brasil ainda não perdeu nas eliminatórias da Copa do Mundo de Basquete

Venceu cinco jogos, sendo o último contra o Uruguai. O placar foi 73 a 60. O destaque do Brasil no jogo foi Rafa Mineiro, marcando 15 pontos e teve sete rebotes, somando 19 de eficiência.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: as radionovelas

A primeira radionovela transmitida no Brasil foi Em Busca da Felicidade, em 1941. Por volta dos anos 60 e 70, a era de ouro das radionovelas chega ao fim e o formato migra para a televisão.

Baixar arquivo
Esportes

Sul-Americana: com três expulsos, São Paulo bate Universidad Católica

São Paulo e Católica se reencontram na próxima quinta-feira (7), às 21h30 (horário de Brasília), no Morumbi

Baixar arquivo
Economia

Governo do Rio assina acordo de recuperação fiscal

De agosto a dezembro deste ano, o Estado pagará cerca de R$ 300 milhões por mês ao Tesouro Nacional, referente às parcelas da dívida com a União, de R$ 148,1 bilhões.

Baixar arquivo
Internacional

História Hoje: estátua da Princesa Diana era inaugurada há um ano

Uma estátua em homenagem ao legado da Princesa Diana foi inaugurada no Palácio de Kensington, em Londres, na Inglaterra, em 1° de julho de 2021. Nesse dia, a princesa completaria 60 anos. 

Baixar arquivo