Só 39 cidades do RJ têm Conselhos para Pessoas com Deficiência ativos

Publicado em 11/05/2022 - 15:01 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Um levantamento realizado pelo Ministério Público do Rio mostra a fragilidade dos conselhos e fundos de direito das pessoas com deficiência no estado.

O estudo revelou que 24 municípios não têm Conselhos. Outros 29 até possuem, mas sem atividades. Dos 92 municípios fluminenses, apenas em 39 os Conselhos estão ativos.

As informações fazem parte de um levantamento feito pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Cíveis e Pessoa com Deficiência do Ministério Público do Estado.

A iniciativa, inédita em todo o estado, teve dados coletados pelo MP, através de formulários eletrônicos preenchidos pelos Gestores das Pastas às quais estão vinculados os Conselhos, pelos Conselhos existentes e pelas Câmaras dos Vereadores. Essas informações foram compartilhadas com as Promotorias de Justiça e serão disponibilizadas para representantes dos poderes executivo, legislativo e sociedade civil para a adoção de providências.

A coordenadora do Centro de Apoio e promotora de Justiça Renata Scharfstein explica os principais obstáculos, tanto para a criação, quanto para a manutenção desses fundos. A promotora também detalha a importância dos fundos para a garantia dos direitos para essa parcela da população.

O papel dos Conselhos e fundos de direito das pessoas com deficiência é propor, analisar e deliberar ações para o município, referentes à promoção e à defesa dos direitos das pessoas com deficiência, além de fiscalizar e contribuir para a implementação das políticas de garantia dos direitos dessas pessoas.

Edição: Bianca Paiva / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Ministério da Saúde lança programa Incentivo de Atividade Física

No Brasil, 15% do total de internações pelo SUS é atribuído à falta de exercícios físicos, conforme estimativa do Ministério da Saúde.

Baixar arquivo
Política

Paulo Dantas é eleito para governar Alagoas em mandato-tampão

Em votação indireta, a Assembleia Legislativa de Alagoas elegeu neste domingo, o deputado Paulo Dantas do MSB para governar Alagoas em um mandato-tampão.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Frente Fria chega ao Brasil neste domingo

O frio deve provocar geadas fortes, moderadas ou fracas nos três estados do Sul, além de Minas Gerais e São Paulo.

Baixar arquivo
Economia

Trabalhadores nascidos em maio já podem sacar até mil reais do FGTS

O valor depende do total acumulado nas contas. A Caixa fará o depósito na poupança digital, usada para o pagamento de benefícios sociais e previdenciários.

Baixar arquivo
Economia

Previdência privada atende apenas 3% dos aposentados brasileiros

A previdência privada atende apenas 3% dos aposentados brasileiros. Já os recursos do INSS são a fonte de renda de 92% dos aposentados.

Baixar arquivo