Só 39 cidades do RJ têm Conselhos para Pessoas com Deficiência ativos

Publicado em 11/05/2022 - 15:01 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Um levantamento realizado pelo Ministério Público do Rio mostra a fragilidade dos conselhos e fundos de direito das pessoas com deficiência no estado.

O estudo revelou que 24 municípios não têm Conselhos. Outros 29 até possuem, mas sem atividades. Dos 92 municípios fluminenses, apenas em 39 os Conselhos estão ativos.

As informações fazem parte de um levantamento feito pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Cíveis e Pessoa com Deficiência do Ministério Público do Estado.

A iniciativa, inédita em todo o estado, teve dados coletados pelo MP, através de formulários eletrônicos preenchidos pelos Gestores das Pastas às quais estão vinculados os Conselhos, pelos Conselhos existentes e pelas Câmaras dos Vereadores. Essas informações foram compartilhadas com as Promotorias de Justiça e serão disponibilizadas para representantes dos poderes executivo, legislativo e sociedade civil para a adoção de providências.

A coordenadora do Centro de Apoio e promotora de Justiça Renata Scharfstein explica os principais obstáculos, tanto para a criação, quanto para a manutenção desses fundos. A promotora também detalha a importância dos fundos para a garantia dos direitos para essa parcela da população.

O papel dos Conselhos e fundos de direito das pessoas com deficiência é propor, analisar e deliberar ações para o município, referentes à promoção e à defesa dos direitos das pessoas com deficiência, além de fiscalizar e contribuir para a implementação das políticas de garantia dos direitos dessas pessoas.

Edição: Bianca Paiva / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo