Mapa do Iphan cataloga 1,4 mil etnias indígenas no país

Publicado em 30/06/2022 - 21:39 Por Gabriel Brum, da Rádio Nacional - Brasília

Mais de 1.400 etnias indígenas foram catalogadas e fazem parte de um mapa lançado nesta quinta-feira pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Esta é uma versão moderna e atualizada do mapa etno-histórico do Brasil e Regiões Adjacentes, elaborado no início do século 20, com foco em retratar a quantidade e diversidade étnica e linguística.

Agora, ao pesquisar sobre a configuração de etnias indígenas pelo território brasileiro, os usuários podem utilizar filtros de buscas detalhados e em seguida, receber informações linguísticas e de localização.

A presidente do Iphan, Larissa Peixoto, explica a importância de modernizar esse mapa.

“A plataforma busca tornar mais acessível a sociedade, a história do Brasil e assim promover a diversidade linguística brasileira. O mapa documenta a diversidade social e cultural do território nacional e adjacências reunindo cerca de 1.400 etnônimos indígenas e 972 referências bibliográficas sobre os povos indígenas.”

O responsável pela primeira versão do mapa foi o etnólogo alemão, Curt Unckel, que dedicou seus trabalhos de pesquisa a causas indígenas no Brasil. Por aqui, os Guaraní, batizaram Curt como Nimuendajú – nome da atual versão do mapa e que significa fazer moradia.

A nova versão do mapa pode ser acessada aqui

Edição: Sheily Noleto (Rádio Nacional) e Luiz Claudio (web)

Últimas notícias
Economia

Setor de serviços cresce 0,7% na passagem de maio para junho, diz IBGE

Com isso, se encontra 7,5% acima do nível pré-pandemia, de fevereiro de 2020, mas ainda 3,2% abaixo do ponto mais alto, conquistado em novembro de 2014.

Baixar arquivo
Saúde

Ingerir álcool durante a gravidez pode causar síndrome alcoólica fetal

Mesmo que seja baixa a quantidade de álcool ingerida pela futura mãe, ainda existe o risco da doença,  que pode trazer consequências gravíssimas para o feto e recém-nascidos.

Baixar arquivo
Economia

Quase metade dos brasileiros fazem "bicos" para ampliar renda

Pesquisa aponta que quase q metade dos brasileiros com 16 anos de idade ou mais precisaram fazer atividades extras nos últimos 12 meses para complementar sua renda.

Baixar arquivo
Saúde

Maranhão registra primeiro caso de varíola dos macacos

O paciente, um homem de 42 anos, com comorbidades, está internado com quadro clínico estável.

Baixar arquivo
Economia

IBGE prevê safra recorde de 263,4 milhões de toneladas em 2022

O Brasil deve produzir, em julho, 263 milhões e 400 mil toneladas de cereais, leguminosas e oleaginosas. Um recorde! A estimativa está no Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, divulgado nesta quinta-feira pelo IBGE.

Baixar arquivo