MPF realiza visita à cidade de Tabatinga neste domingo

Grupo do MPF irá discutir ações para a região amazônica

Publicado em 18/06/2022 - 15:17 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O procurador-geral da República, Augusto Aras, faz, neste domingo, uma visita à cidade de Tabatinga, na região do Alto Solimões, o extremo oeste do estado do Amazonas. A comitiva terá também outros representantes do Ministério Público Federal. Entre eles, a coordenadora da Câmaras de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais, Eliana Torelly, e o coordenador da Câmara Criminal, Carlos Frederico, e o procurador federal dos Direitos do Cidadão, Carlos Alberto Vilhena.

Os procuradores vão participar de uma série de reuniões para discutir ações para a região amazônica, como o combate à criminalidade e o enfrentamento de violações aos direitos indígenas e direitos humanos. Além de integrantes do MPF lotados em Tabatinga e no Amazonas, foram convidados para as reuniões representantes do Exército, Polícia Federal, Funai e outras instituições.

O grupo do MPF também vai conversar com as autoridades responsáveis pela investigação do assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips. Em nota, a Univaja, que representa os indígenas da região do Vale do Javari, informou que desde o ano passado havia comunicado às autoridades o aumento da violência na terra indígena. De acordo com instituição, as organizações criminosas que atuam na região exploram, de maneira ilegal, o garimpo, a caça e a pesca.

No mês passado, o procurador-geral Augusto Aras assinou uma portaria para ampliar a atuação do Ministério Público Federal na Amazônia Legal.

Edição: Rimack Souto / Edição web Patrícia Serrão

Últimas notícias
Economia

Conta de luz: Julho permanece com bandeira tarifária verde

Isso significa que não haverá cobrança de custo adicional. A informação foi divulgada pela Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica.

Baixar arquivo
Segurança

SP: Policiais são presos acusados de lotear área de proteção ambiental

O esquema mirava terras públicas no município de Cotia, na região metropolitana da capital paulista. A região tem cerca de 900 mil metros quadrados e é conhecida como Parque das Nascentes.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Justiça determina que Tik Tok remova conteúdo impróprio

O Ministério da Justiça determinou que a plataforma online Tik Tok remova conteúdos impróprios para menores de 18 anos no Brasil. O documento determina que a rede social tem 72 horas para cumprir a ordem.

Baixar arquivo
Justiça

ICMS combustíveis: Gilmar Mendes marca audiência de conciliação

O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes marcou a audiência de conciliação para a próxima terça-feira, às 9h, com representantes dos estados e da União para discutir a tributação do ICMS, imposto que incide sobre combustíveis.

Baixar arquivo
Saúde

Vacinação contra a gripe será ampliada em todo país a partir de sábado

Toda a população, com pelo menos seis meses de idade, pode procurar um posto de saúde para receber a vacina contra a gripe.

Baixar arquivo
Esportes

Rádio Nacional transmite dois jogos neste fim de semana

Neste sábado (25), a partir das 19h, o Flamengo encara o América-MG em busca da reabilitação e de ficar mais distante do Z4. Neste domingo (26) é a vez do Clássico Vovô. A partir das 16h tem Botafogo e Fluminense.

Baixar arquivo