Niterói (RJ) abre clínica jurídica voltada para população LGBTQIA+

Publicado em 23/06/2022 - 12:16 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, é a primeira cidade do país a ter uma Clínica Jurídica voltada exclusivamente para a população LGBTQIA+. Resultado de uma parceria da Universidade Federal Fluminense com a Prefeitura, a Fundação Euclides da Cunha - instituição sem fins lucrativos de incentivo à pesquisa - e o Grupo Diversidade Niterói, o projeto oferece assistência gratuita para garantia de direitos básicos, como saúde e educação.

Um dos responsáveis pela Clínica Jurídica, o professor Eder Fernandes Mônica avalia que, embora voltada em um primeiro momento à comunidade LGBTQIA+, a iniciativa vem contribuído para a difusão de um modelo de educação popular, que se pauta pelo respeito à vida e à diversidade.

O professor ressalta que o projeto pode contribuir para o futuro profissional dos alunos, já que é uma oportunidade de aprendizado a partir de casos concretos, que ajudam a ampliar o conhecimento.

Os atendimentos da Clínica Jurídica de Niterói são realizados de forma remota ou presencial, com agendamento prévio, na Faculdade de Direito da UFF ou na sede do Grupo Diversidade Niterói, que fica na Avenida Visconde do Rio Branco, no centro da cidade.

Edição: Guilherme Strozi

Últimas notícias
Economia

Conta de luz: Julho permanece com bandeira tarifária verde

Isso significa que não haverá cobrança de custo adicional. A informação foi divulgada pela Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica.

Baixar arquivo
Segurança

SP: Policiais são presos acusados de lotear área de proteção ambiental

O esquema mirava terras públicas no município de Cotia, na região metropolitana da capital paulista. A região tem cerca de 900 mil metros quadrados e é conhecida como Parque das Nascentes.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Justiça determina que Tik Tok remova conteúdo impróprio

O Ministério da Justiça determinou que a plataforma online Tik Tok remova conteúdos impróprios para menores de 18 anos no Brasil. O documento determina que a rede social tem 72 horas para cumprir a ordem.

Baixar arquivo
Justiça

ICMS combustíveis: Gilmar Mendes marca audiência de conciliação

O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes marcou a audiência de conciliação para a próxima terça-feira, às 9h, com representantes dos estados e da União para discutir a tributação do ICMS, imposto que incide sobre combustíveis.

Baixar arquivo
Saúde

Vacinação contra a gripe será ampliada em todo país a partir de sábado

Toda a população, com pelo menos seis meses de idade, pode procurar um posto de saúde para receber a vacina contra a gripe.

Baixar arquivo
Esportes

Rádio Nacional transmite dois jogos neste fim de semana

Neste sábado (25), a partir das 19h, o Flamengo encara o América-MG em busca da reabilitação e de ficar mais distante do Z4. Neste domingo (26) é a vez do Clássico Vovô. A partir das 16h tem Botafogo e Fluminense.

Baixar arquivo