Quiosque Moise é inaugurado no Parque Madureira, no Rio

Publicado em 30/06/2022 - 18:43 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A família do congolês Moise Kabagambe recebeu nesta quinta-feira (30) da Prefeitura do Rio de Janeiro, a concessão do quiosque no Parque Madureira. A data marca os 62 anos da Independência do Congo, um movimento no qual várias entidades nacionais se uniram à Organização das Nações Unidas e conseguiram que a Bélgica declarasse a liberdade do país.

A representante da Acnur, Alto comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, Joana Lopes, fala sobre o legado que a obra vai trazer.

O espaço de 154m² e capacidade para 60 lugares terá um memorial sobre a África. O funcionamento será de terça a domingo. O cardápio terá mais de 30 opções, entre elas pratos típicos do Congo como o fufu, um preparado parecido com o nosso angu e que pode ter como base milho, mandioca ou arroz.

O trabalho artístico do quiosque é do grafiteiro Airá Ocrespo. A arte é inspirada na história do congolês, além de destacar aspectos da cultura congolesa na imagem e a figura do Moïse.

Moïse foi morto em janeiro do ano passado durante um desentendimento no quiosque Tropicália, na praia da Barra da Tijuca, zona oeste carioca. Três homens foram presos. O corpo dele foi achado amarrado em uma escada.

O espancamento de Moïse foi registrado pelas câmeras de segurança do quiosque.

A iniciativa da concessão do quiosque vem de uma parceria da Prefeitura do Rio com a Orla Rio, concessionária responsável pela gestão dos quiosques nas praias cariocas.

Edição: Raquel Mariano / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Justiça

Alagoas: Ministério Público realiza operação contra fraude tributária

Uma operação investiga empresas de fachada que emitiram R$ 76 milhões em notas fiscais falsas. Ao todo cinco empresas estão sendo investigadas por fraude fiscal em São Paulo e Alagoas.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Atlhetico-PR enfrenta o Estudiantes nesta quinta-feira

Se quiser manter viva a chance de conquistar a Libertadores pela primeira vez e levantar novamente o caneco da Copa do Brasil, o Furacão vai ter que passar por adversários difíceis.

Baixar arquivo
Educação

Superdotação: desafio é identificar pessoas com altas habilidades

O dia 10 de agosto é o dia Mundial da Superdotação. No Brasil, mais de 24 mil crianças foram identificadas como superdotadas. Mas esse número pode ser muito maior.

Baixar arquivo
Cultura

Grande Prêmio do Cinema Brasileiro ocorre nesta quarta-feira

A 21ª edição também marca o retorno da festa presencial, já que em 2020 e no ano passado foi realizada virtualmente por causa da pandemia de covid-19.

Baixar arquivo
Esportes

Começa a etapa regional, de Brasília, das Paralimpíadas Escolares 2022

Etapa nacional das Paralimpíadas Escolares começa dia 23 de novembro, em São Paulo. Os estudantes podem participar de 24 modalidades como basquete em cadeiras de rodas, parabadminton e Golbol.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Santa Catarina: ciclone extratropical deixa estragos em várias cidades

O fenômeno causou rajadas de vento de cerca de 90 quilômetros por hora. Algumas cidades, como a capital Florianópolis, registraram precipitação de quase 200 milímetros nas últimas 24 horas.

Baixar arquivo