Autoridades já sabiam há dois anos de família em cárcere privado no RJ

Publicado em 29/07/2022 - 14:21 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Uma mulher e seus dois filhos foram resgatados após passar 17 anos em cárcere privado, em uma casa no bairro de Guaratiba, na zona oeste do Rio de Janeiro. O suspeito da agressão, que é marido da mulher e pai dos dois jovens, foi preso em flagrante. O resgate foi feito nesta quinta-feira (28), após a Polícia Militar ser acionada por uma denúncia anônima.

Mas esta não foi a primeira denúncia do caso de tortura. Há dois anos, vizinhos relataram a suspeita a funcionários da Clínica da Família do bairro que, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, repassaram as informações ao Conselho Tutelar que atende a região. Uma conselheira, que preferiu não gravar entrevista, confirmou também que uma denúncia chegou diretamente ao Conselho, no mesmo período.

De acordo com ela, o caso foi relatado à Polícia Civil, e oficializado em um registro de ocorrência e repassado ao Ministério Público e ao Juizado da Infância e Juventude.

O MP declarou que a Promotoria da Infância e Juventude tomou ciência das denúncias em março de 2020, quando também havia informações de que as Polícias Civil e Militar também tinham sido acionadas. Mas a nota não informa qualquer ação direta realizada pela instituição e diz que “Não houve informação posterior no sentido de que a violência não fora estancada, motivo pelo qual, está sendo apurada a atuação posterior do Conselho do Tutelar e da rede de proteção do município.

Já a Polícia Civil e o Tribunal de Justiça não se manifestaram até o fechamento desta reportagem.

Na quinta-feira, ao entrar na casa, que apresentava condições bastante insalubres, os agentes do 27º batalhão da PM encontraram os dois jovens amarrados. Apesar de adultos, eles têm a estrutura física de crianças, por causa das carências sofridas ao longo dos anos. As três vítimas também estavam sujas e subnutridas e por isso foram levadas para o hospital municipal Rocha Faria, onde continuam internadas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde os três pacientes apresentam quadro de desidratação e desnutrição grave, porém já foram estabilizados e estão recebendo todos os cuidados clínicos necessários, além do acompanhamento dos serviços social e de saúde mental.

Edição: Vitória Elizabeth/ Renata Batista

Últimas notícias
Justiça

TST homenageia a UFRN e entrega comenda para pessoas e instituições

O TST - Tribunal Superior do Trabalho realizou nesta quinta-feira a cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho de 2022, honraria concedida para instituições e personalidades que tiveram destaques em suas profissões ou por serviços prestados à Justiça do Trabalho. 

Baixar arquivo
Economia

Pix: presidente do BC diz que não é verdade que bancos perdem dinheiro

O presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, disse nesta quinta-feira que não é verdade que os bancos estão perdendo dinheiro com o Pix.

Baixar arquivo
Política

Conselho de Ética da Câmara do Rio aprova cassação de Gabriel Monteiro

O Conselho de Ética da Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou por unanimidade o relatório que pede a cassação do mandato do vereador Gabriel Monteiro, por quebra de decoro parlamentar.

Baixar arquivo
Economia

Produtos de origem indígena estão disponíveis para compra na internet

Produtos de origem indígena com a certificação da Funai estão disponíveis para compra na internet, por meio da plataforma Maeí. O espaço virtual foi desenvolvido pelo Instituto Moara — que também vai ser responsável por manter o comércio eletrônico.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Em São Paulo seminário discute a implantação da nova tecnologia 5G

A internet 5G já está ativa em Brasília, Porto Alegre, João Pessoa, Belo Horizonte e São Paulo. Na semana que vem, a nova faixa vai ser ativada em mais três cidades: Curitiba, Salvador e Goiânia.

Baixar arquivo
Geral

Frio e ventania deixam a cidade de São Paulo em estado de alerta

O tempo permaneceu instável na capital paulista. Foi um dia muito nublado, em que uma chuva fina e fria se alternou por breves aberturas de sol e o resultado foi um dia frio.

Baixar arquivo