Mutirão no Rio oferece diversos serviços às pessoas em situação de rua

Publicado em 03/08/2022 - 16:55 Por Lucas Coelho* - Estagiário da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Começou nesta quarta-feira (03) na Catedral Metropolitana de São Sebastião, no centro do Rio de Janeiro, uma  ação voltada para atendimento de pessoas em situação de rua, com serviços de atenção básica e de documentação, além de atendimento jurídico. É o primeiro Mutirão PopRuaJud, realizado pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região até sexta-feira (05), sempre de 9h às 15h.

A ideia é que o cidadão possa requerer administrativamente, durante o mutirão, benefícios previdenciários e parcelas como o Auxílio Brasil, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS - e o seguro desemprego. Caso o pedido seja negado, o solicitante será encaminhado à Defensoria Pública da União, que também está presente, para propor ação, no mesmo dia, na Justiça Federal.

Entre os documentos que podem ser requeridos estão certidão de nascimento, identidade, CPF e certificado reservista.

Também participam representantes da Justiça Estadual, para resolver questões relativas a registro e de família,  da Justiça do Trabalho, que vai atuar em ações como verbas rescisórias, e a Justiça Eleitoral, para prestar orientações.

Durante o PopRuaJud também são oferecidos, por instituições parceiras, serviços como corte de cabelo, banho, assistência à saúde e odontológica, assim como alimentação às pessoas em situação de rua.

*Com supervisão de Vitoria Elisabeth.

Edição: Raquel Mariano / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo