Mutirão no Rio oferece diversos serviços às pessoas em situação de rua

Publicado em 03/08/2022 - 16:55 Por Lucas Coelho* - Estagiário da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Começou nesta quarta-feira (03) na Catedral Metropolitana de São Sebastião, no centro do Rio de Janeiro, uma  ação voltada para atendimento de pessoas em situação de rua, com serviços de atenção básica e de documentação, além de atendimento jurídico. É o primeiro Mutirão PopRuaJud, realizado pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região até sexta-feira (05), sempre de 9h às 15h.

A ideia é que o cidadão possa requerer administrativamente, durante o mutirão, benefícios previdenciários e parcelas como o Auxílio Brasil, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS - e o seguro desemprego. Caso o pedido seja negado, o solicitante será encaminhado à Defensoria Pública da União, que também está presente, para propor ação, no mesmo dia, na Justiça Federal.

Entre os documentos que podem ser requeridos estão certidão de nascimento, identidade, CPF e certificado reservista.

Também participam representantes da Justiça Estadual, para resolver questões relativas a registro e de família,  da Justiça do Trabalho, que vai atuar em ações como verbas rescisórias, e a Justiça Eleitoral, para prestar orientações.

Durante o PopRuaJud também são oferecidos, por instituições parceiras, serviços como corte de cabelo, banho, assistência à saúde e odontológica, assim como alimentação às pessoas em situação de rua.

*Com supervisão de Vitoria Elisabeth.

Edição: Raquel Mariano / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Direitos Humanos

Rio lança o "Ouvidoria Mulher" para vítimas de violência doméstica

O serviço, lançado nesta quarta-feira (10),  faz parte das ações do Ministério Público do Estado, para marca o mês de agosto, em que se comemora os 16 anos da Lei Maria da Penha.

Baixar arquivo
Geral

PF faz ação contra organização que fraudava planos de saúde no RJ

Os investigadores estimam que em cinco anos, a partir de 2014, a gestão de uma operadora de plano de saúde de servidores públicos causou um prejuízo da ordem de R$ 664 milhões.

Baixar arquivo
Geral

PF prende homem acusado de roubar bitcoins nos EUA

Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão; e um mandado de prisão preventiva na cidade de Imperatriz, sul do estado.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Lei em Salvador dará multa para quem intimidar mulheres na cidade

Ela estabelece sanções para quem cometer assédio contra mulheres, ou que as exponham publicamente a qualquer tipo de constrangimento, no âmbito da incidência, ou não, da Lei Maria da Penha.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça aceita denúncia contra dona de asilo por maus-tratos

Vanessa da Silva Ferro de Souza é proprietária e administradora da casa de repouso para idosos Laço de Ouro, na zona oeste do Rio, onde um paciente da instituição morreu.

Baixar arquivo
Esportes

Etapa do Taiti define últimas vagas para Finals do Circuito de Surfe

Filipe Toledo, que lidera o ranking mundial, competirá na quarta bateria da primeira fase

Baixar arquivo