RJ: Vasco e Defensoria realizam ação de reconhecimento de paternidade

Publicado em 13/08/2022 - 17:51 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Na véspera do Dia dos Pais, os jogadores do Vasco entraram em campo para a partida contra o Tombense, no estádio São Januário, no Rio de Janeiro, usando uma camisa sem seus nomes. A ação foi para chamar a atenção para a ausência do nome do pai nas certidões de nascimento, um problema que atinge milhares de crianças em todo o país.

No segundo tempo, os jogadores entraram com outra camisa, desta vez com os nomes dos seus pais ou de figuras paternas e a logomarca do projeto Minha Origem, Nossa História, desenvolvido pela Defensoria Pública do Rio para incentivar a parentalidade responsável.

A defensora Andréia Cardoso, que coordena o Núcleo de DNA, da Defensoria, explicou que a iniciativa quer promover o reconhecimento voluntário da paternidade, a aproximação afetiva entre pais e filhos, com atendimento individualizado e sigiloso.

Segundo ela, desde fevereiro do ano passado, quando o núcleo foi criado, já foram atendidas cerca de 300 famílias e a meta do projeto está sendo alcançada.

Ainda para incentivar o reconhecimento da paternidade, o Vasco e Defensoria Pública vão fazer mutirões para os torcedores interessados em regularizar a situação com os filhos.

O primeiro acontece no próximo dia 27 de agosto no estádio de São Januário mas é preciso se inscrever.

Pesquisa divulgada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais do Brasil, no último mês de julho, revelou que de mais de um milhão e 300 mil bebês nascidos no Brasil no primeiro semestre deste ano, 86 mil não têm o nome do pai na certidão de nascimento.

Edição: Paula de Castro / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Cultura

No Dia do Choro, Trem da Alegria homenageia músicos de todo país

A 11ª edição do Trem do Choro - que sai da Central do Brasil nesta terça-feira, 23 de abril, com destino a Olaria (zona norte da cidade) - faz uma homenagem a todos os músicos do país e, principalmente ao mundo do choro, por conta de seu reconhecimento como Patrimônio Cultural

Baixar arquivo
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo