Campanha de adoção leva crianças para o Cristo Redentor

Passeio busca cumprir direito à convivência comunitária

Publicado em 27/10/2022 - 10:48 Por Carolina Pessoa - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

30 crianças e adolescentes disponíveis para adoção participam, nesta quinta-feira (27), de um passeio especial: uma visita ao Cristo Redentor.

A iniciativa faz parte da 3ª edição da campanha Braços Abertos para Adoção, parceria das Varas da Infância, Juventude e Idoso. Sérgio Luís Ribeiro, titular da 4ª Vara da Infância e Juventude, explica que o passeio é importante para a socialização dos participantes.

“É o cumprimento de um direito de toda criança e adolescente, que é o direito às convivências familiar e comunitária. Tem que ser garantido a todas essas crianças não só o convívio familiar, mas também o comunitário, para essa socialização e para elas enxergarem um modo de vida saudável e verem seus direitos respeitados, e se tornarem pessoas boas e saudáveis”.

De acordo com o Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), existem atualmente 4.246 crianças e adolescentes aptos à adoção no Brasil, sendo 254 no estado do Rio. Mais de 80% são declarados pardos ou pretos, a maioria é do sexo masculino e mais da metade tem mais de 8 anos de idade.

Sérgio Luís Ribeiro ressalta que adotar é um processo simples.

“A pessoa que quer adotar tem que procurar a Vara da Infância e Juventude que tem competência para a sua área de residência. Ela vai apresentar alguns documentos, vai haver um estudo social, um estudo psicológico, ela vai iniciar um processo de habilitação para adoção. Esse processo é extremamente necessário, porque a pessoa vai ouvir palestras, experiências de pessoas que já adotaram, para entender o que de fato é a adoção. No final dessa preparação, ela vai escolher o perfil da criança ou do adolescente que ela quer adotar”.

Além do passeio, a Campanha Braços Abertos vai promover uma distribuição de presentes para crianças de abrigos e instituições do Rio e Grande Rio.

Edição: Elifas Levi/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Segurança

Perfis bloqueados no X por ordem judicial ainda fazem transmissões

Isso é o que diz um relatório parcial da Polícia Federal (PF) aberto para investigar o empresário norte-americano e dono do antigo Twitter, Elon Musk. Foi constatado ainda que os perfis interagem com usuários brasileiros.

Baixar arquivo
Justiça

E-mail indica que Samarco conhecia risco de colapso em Mariana

Um e-mail enviado por um ex-executivo da mineradora inglesa BHP ao conselho de administração da Samarco está sendo utilizado pela defesa dos atingidos pela tragédia de Mariana (MG) como prova de que a empresa sabia dos riscos de rompimento da barragem.

Baixar arquivo
Saúde

Mortes por dengue em 2024 já superam as do ano passado em 37%

São 1.601 óbitos confirmados neste ano. Outras 2 mil mortes estão em investigação, e o total de casos da doença já passa de 3,5 milhões.

Baixar arquivo
Cultura

Programação do aniversário de Brasília tem show de Alok neste sábado

O palco para a atração do DJ é em formato de pirâmide e tem quase 30 metros. O show dele deve ocorrer a partir das 21h30, mas antes disso já vai ter muita música por lá. 

Baixar arquivo
Justiça

Nunes Marques prorroga prazo para pagamento de dívida de MG com União

O ministro do Supremo Tribunal Federal prorrogou por mais 90 dias o prazo para Minas Gerais pagar a sua dívida com a União. Esse prazo se encerraria neste sábado (20).

Baixar arquivo
Geral

Governo recua e Petrobras pode pagar 50% de dividendos extraordinários

A decisão veio nessa sexta-feira (19), após reunião do Conselho de Administração da empresa e será levada à Assembleia Geral marcada para a próxima quinta, dia 25.

Baixar arquivo