O Quilombo Sacopã, localizado na Lagoa Rodrigo de Freitas, Zona Sul do Rio de Janeiro, recebe neste domingo, a partir das 10 da manhã, uma programação especial para celebrar o Dia da Consciência Negra.
O evento, promovido pelo Projeto SETA, Sistema de Educação por uma Transformação Antirracista, é aberto ao público e tem como objetivo ressaltar a importância do enfrentamento ao racismo.
Durante a programação serão promovidas palestras com profissionais da educação engajados na temática e exposição de livros, além da exibição do documentário “Mimbó - Filhos da Liberdade”, com direito a conversa com o diretor do filme, Clementino Júnior.
Para Dandara Oliveira, especialista em juventudes e projetos do SETA, promover um evento sobre o 20 de novembro em um quilombo é muito simbólico e importante, mas é necessário que o tema sempre esteja sendo abordado para além da data.
Durante o evento vai acontecer uma feijoada completa, que custará R$ 40. O total arrecadado será destinado à troca do telhado do quilombo.
*Com supervisão de Elifas Levi