Mais de cinco mil indígenas do povo Yanomami passam fome

Publicado em 21/01/2023 - 11:44 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Após o Ministério da Saúde declarar emergência na situação dos povos indígenas Yanomami, o Presidente Lula viajou nesta manhã para Roraima, acompanhado de vários ministros. Eles visitaram o hospital indígena e a Casa de Apoio à Saúde Indígena, para ver de perto a situação da população Yanomami, principalmente das crianças.

A ida do presidente ao estado ocorre cinco dias após o início das visitas de equipes do Ministério da Saúde, que chegaram a Boa Vista na última segunda-feira, para avaliar a situação de saúde dos mais de 30 mil Yanomami, que vivem na Terra Indígena.

A situação é considerada grave e o Ministério da Saúde já declarou “Emergência em Saúde Pública de importância Nacional, em decorrência de desassistência à população Yanomami”. A pasta estima que, nos últimos quatro anos, 570 crianças Yanomami morreram de fome ou em decorrência de contaminação por mercúrio, por conta do garimpo ilegal. E mais de cinco mil estão desnutridas ou passam fome.

De acordo com o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, as terras Yanomami, em Roraima, estão entre as que possuem maior área invadida por garimpeiros.

Também diante da situação, Lula assinou o decreto que cria o Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento à Desassistência Sanitária das Populações em Território Yanomami, composto por diversos ministérios.

Ainda em Boa Vista, Lula vai anunciar ações ministeriais, de emergência, para a população Yanomami.

Edição: Jacson Segundo / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Economia

Inflação cai para todas as classes de renda no mês de agosto

Famílias com renda muito baixa tiveram a menor inflação acumulada no período, de 3,72%, enquanto a faixa de renda alta, registrou a maior taxa para esse indicador, de 4,97%.

Baixar arquivo
Cultura

Manto Tupinambá retorna da Dinamarca para Museu Nacional do Rio

Durante a celebração da recepção do manto, líderes do povo Tupinambá cobraram do governo federal agilidade nos processos de demarcação de terras indígenas. 

Baixar arquivo
Cultura

Leci Brandão completa 80 anos

Entre shows, entrevistas, gravações de estúdio, a sambista ainda tem fôlego para tocar o quarto mandato consecutivo como deputada estadual na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Baixar arquivo
Justiça

TSE cria observatório para garantir direitos políticos da mulher

O órgão vai centralizar o recebimento de denúncias e refletir sobre as violências que as mulheres sofrem para o exercício dos direitos políticos.

Baixar arquivo
Justiça

MPT e TSE se unem para combater assédio eleitoral no trabalho

Ameaças de demissão a depender do resultado da eleição; obrigar a utilização de uniformes e adesivos de determinado candidato; incentivo ou promessa de promoção condicionado à vitória de determinado candidato são exemplos de assédio eleitoral. 

Baixar arquivo
Justiça

STF: condenados pelo júri popular devem cumprir pena imediatamente

Os ministros do Supremo Tribunal Federal decidiram que condenados pelo júri popular por crimes dolosos contra a vida devem cumprir imediatamente a pena seja qual for o tempo de reclusão.

Baixar arquivo