Mais de cinco mil indígenas do povo Yanomami passam fome

Publicado em 21/01/2023 - 11:44 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Após o Ministério da Saúde declarar emergência na situação dos povos indígenas Yanomami, o Presidente Lula viajou nesta manhã para Roraima, acompanhado de vários ministros. Eles visitaram o hospital indígena e a Casa de Apoio à Saúde Indígena, para ver de perto a situação da população Yanomami, principalmente das crianças.

A ida do presidente ao estado ocorre cinco dias após o início das visitas de equipes do Ministério da Saúde, que chegaram a Boa Vista na última segunda-feira, para avaliar a situação de saúde dos mais de 30 mil Yanomami, que vivem na Terra Indígena.

A situação é considerada grave e o Ministério da Saúde já declarou “Emergência em Saúde Pública de importância Nacional, em decorrência de desassistência à população Yanomami”. A pasta estima que, nos últimos quatro anos, 570 crianças Yanomami morreram de fome ou em decorrência de contaminação por mercúrio, por conta do garimpo ilegal. E mais de cinco mil estão desnutridas ou passam fome.

De acordo com o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, as terras Yanomami, em Roraima, estão entre as que possuem maior área invadida por garimpeiros.

Também diante da situação, Lula assinou o decreto que cria o Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento à Desassistência Sanitária das Populações em Território Yanomami, composto por diversos ministérios.

Ainda em Boa Vista, Lula vai anunciar ações ministeriais, de emergência, para a população Yanomami.

Edição: Jacson Segundo / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Economia

FGTS Digital entra em vigor nesta sexta-feira

O FGTS Digital usa, como base de dados, o e-Social, que é o banco eletrônico de dados dos empregados. Totalmente operado pela internet, o sistema tem várias opções para gerar guias. Também vai ser responsável por todo o recolhimento mensal do FGTS e pagamento de rescisões e multas rescisórias.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Brasileiro descobre corpo celeste que pode ser um novo planeta

Patryk Sofia Lykawka vive no Japão há 20 anos e é o responsável por estudo que levantou a hipótese de haver um nono planeta no Sistema Solar. Ele diz que ainda não é possível definir um valor fixo para a massa, nem para a órbita do possível novo planeta

Baixar arquivo
Esportes

Fluminense é campeão da Recopa Sul-Americana 2024

Foi com muita emoção, mas o Fluminense venceu a LDU Quito, no Maracanã, por 2 a 0.

Baixar arquivo
Justiça

Decisão do STF pode invalidar direitos trabalhistas, diz especialista

Rodrigo Carelli, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, avalia que a decisão do STF sobre o vínculo entre motoristas de aplicativo e plataformas, pode atingir a todos os trabalhadores. O jurista organizou uma carta, com mais de 500 assinaturas, alertando sobre o risco do julgamento retirar da justiça do trabalho a competência para decidir sobre a relação trabalhista

Baixar arquivo
Segurança

Polícia Militar recaptura dois fugitivos de presídio em Minas Gerais

Nove presos fugiram do Presídio de Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte. Dois foram recapturados nesta quinta-feira. 

Baixar arquivo
Política

Proposta do novo Código Eleitoral prevê fim da reeleição

O relator do projeto, senador Marcelo Castro, apresentou aos líderes partidários as principais mudanças que devem ser levadas a votação na Comissão de Constituição e Justiça.

Baixar arquivo