Mais de cinco mil indígenas do povo Yanomami passam fome
Publicado em 21/01/2023 - 11:44 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília
Após o Ministério da Saúde declarar emergência na situação dos povos indígenas Yanomami, o Presidente Lula viajou nesta manhã para Roraima, acompanhado de vários ministros. Eles visitaram o hospital indígena e a Casa de Apoio à Saúde Indígena, para ver de perto a situação da população Yanomami, principalmente das crianças.
A ida do presidente ao estado ocorre cinco dias após o início das visitas de equipes do Ministério da Saúde, que chegaram a Boa Vista na última segunda-feira, para avaliar a situação de saúde dos mais de 30 mil Yanomami, que vivem na Terra Indígena.
A situação é considerada grave e o Ministério da Saúde já declarou “Emergência em Saúde Pública de importância Nacional, em decorrência de desassistência à população Yanomami”. A pasta estima que, nos últimos quatro anos, 570 crianças Yanomami morreram de fome ou em decorrência de contaminação por mercúrio, por conta do garimpo ilegal. E mais de cinco mil estão desnutridas ou passam fome.
De acordo com o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, as terras Yanomami, em Roraima, estão entre as que possuem maior área invadida por garimpeiros.
Também diante da situação, Lula assinou o decreto que cria o Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento à Desassistência Sanitária das Populações em Território Yanomami, composto por diversos ministérios.
Ainda em Boa Vista, Lula vai anunciar ações ministeriais, de emergência, para a população Yanomami.
Edição: Jacson Segundo / Beatriz Arcoverde