Cúpula Social do Mercosul é retomada após 7 anos

O evento será realizado nos dias 4 e 5 de dezembro

Publicado em 03/12/2023 - 14:32 Por Priscila Thereso - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Cúpula Social do Mercosul, evento que marca a participação da sociedade civil nas decisões do bloco, será retomada depois de sete anos. O evento será realizado nos dias 4 e 5 de dezembro, antes do encontro dos líderes dos países que compõem o Mercosul: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela, que está suspensa. 

A efetiva participação da sociedade civil nas decisões sobre o presente e o futuro do Mercosul fortalece o processo de integração e reflete o caráter regional de desafios comuns enfrentados pelas populações do Cone Sul.  

A Secretaria-Geral da Presidência coordena um grupo formado por representantes do governo federal e da sociedade civil responsável por construir uma agenda do encontro social. É esperada a participação de cerca de 300 pessoas. O ministro da Secretaria Geral da Presidência, Márcio Macêdo destaca a importância da retomada da Cúpula Social. 

O representante da Coordenadora das Centrais Sindicais do Cone Sul na Cúpula, Quintino Severo, que participará da mesa “A Agenda para o Mercosul Social, Cidadania e Integração”, destaca que um dos temas fundamentais no debate é a livre circulação de pessoas 

O novo Ministério da Igualdade Racial participa pela primeira vez da Cúpula Social. A secretária-executiva do ministério, Roberta Eugênio, lembra que o debate sobre as desigualdades raciais não se restringe a um país com maioria da população negra como o Brasil  

Os resultados da Cúpula Social serão encaminhados para debate durante o encontro dos chefes de Estado, que reúne os presidentes dos países do Mercosul, e será realizada no dia 7 de dezembro. 

 

Edição: Tâmara Freire/ Patrícia Serrão

Últimas notícias
Cultura

Choro é reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil

Representado por músicas como Carinhoso, de Pixinguinha, e Brasileirinho, de Waldir Azevedo, entre tantas outras, o choro é um gênero genuinamente brasileiro. E, para o músico Marcio Marinho, talvez seja o gênero que "dê mais fisionomia" ao nosso povo

Baixar arquivo
Educação

MEC divulga lista dos pré-selecionados na segunda chamada do Prouni

O Ministério da Educação (MEC) divulgou neste sábado (2) a lista dos candidatos pré-selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) de 2024. A lista está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Baixar arquivo
Economia

Zona Franca de Manaus terá R$1,2 bilhão em investimentos

A Zona Franca de Manaus vai receber mais de R$1 bilhão em investimentos. Esse montante é referente a 33 projetos que foram aprovados na última reunião do Conselho de Administração da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), liderada pelo presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin.

Baixar arquivo
Economia

Mutirão do Desenrola Brasil reunirá mais de 700 empresas

Mais de 700 empresas participarão do mutirão de negociação de dívidas do programa Desenrola Brasil, que começa nesta segunda-feira (4). A iniciativa vai permitir que muita gente tenha mais facilidade para pagar seus débitos com bancos, financeiras, lojas varejistas, operadoras de telefonia, concessionárias de água e energia, e outros empreendimentos.

Baixar arquivo
Internacional

Estudo sugere que Brasil diversifique parcerias no setor de defesa

Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sugere que o Brasil reduza o peso dos Estados Unidos no setor de defesa e aumente parcerias com outras potências.

Baixar arquivo
Saúde

Dia D mobiliza o país contra focos do mosquito transmissor da dengue

Hoje (2) é o Dia D de mobilização contra a dengue em todo o país. O mutirão nacional, realizado pelo Ministério da Saúde, reúne as três esferas de governo, e chama toda a população para reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito transmissor da doença.

Baixar arquivo