Grupo Arco-Íris completa 30 anos de luta pelos direitos LGBTIQIA+

Publicado em 01/12/2023 - 18:12 Por Tatiana Alves - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Grupo Arco-Íris, um dos principais grupos do movimento LGBTIQIA+, é um exemplo de resistência em defesa da diversidade e dos direitos humanos. Foi criado em maio de 1993 a partir do sonho de um grupo de amigos em resposta a epidemia de AIDS e a discriminação contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. O ex-presidente e um dos fundadores do grupo, Augusto Andrade, cita os fatos que motivaram a criação do coletivo, que começou de forma itinerante. E também fala de alguns dos desafios enfrentados nos primeiros anos do Grupo Arco Íris.

Entre as vitórias, o Grupo Arco-Íris foi o pioneiro na organização da primeira Parada do Orgulho LGBTQIA+ no Brasil, em 1995. O ativista mais antigo do Grupo, com quase 30 anos de atuação, Cláudio Nascimento, destaca outras conquistas nesse período, entre elas, o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

O Arco-Íris também ajudou a formular o primeiro projeto de políticas públicas voltado para o combate à homofobia, em 2003. Durante seis meses, o grupo liderou a iniciativa “Brasil sem Homofobia”, que trouxe avanços importantes para a causa.

Com 30 anos de existência, o grupo recebeu em agosto um certificado do Instituto Brasileiro de Museus como ponto de memória social. O reconhecimento é dado a entidades ou coletivos que desenvolvam projetos de promoção do patrimônio material e imaterial da comunidade em que estão inseridos. Desde 2010, o grupo trabalha na preservação da memória social LGBTQIA+ brasileira. Além disso, atua nas áreas de cultura, educação, social e saúde. Para Augusto Andrade, o maior objetivo da comunidade é se fazer presente em todos os espaços.

Para festejar três décadas de fundação do Grupo Arco-Íris, foi inaugurada na estação do metrô Carioca, na região central do Rio de Janeiro, a exposição Amor e Luta. A ideia é homenagear artistas que contribuíram para divulgar as bandeiras de luta política por meio da cultura e da arte.

Edição: Roberta Lopes/Pollyane Marques

Últimas notícias
Economia

Haddad critica super-ricos e cobra cooperação internacional

Durante reunião do G20, o ministro da Fazenda disse que super-ricos pagam entre zero e meio por cento de seus rendimentos em impostos. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Cerrado perde 51 mil hectares de vegetação nativa em janeiro

Apesar da queda de 48% do desmatamento, se comparado a dezembro de 2023, especialista diz que ainda é cedo para comemorar tendência de redução. 

Baixar arquivo
Geral

Receita paga restituição de lote residual do imposto de renda

A restituição é paga diretamente na conta bancária informada na declaração de imposto de renda ou pelo PIX indicado.

Baixar arquivo
Cultura

Inscrições para Rouanet nas Favelas encerram nesta sexta-feira

Serão aceitas somente inscrições das capitais Belém, São Luís, Fortaleza, Salvador e Goiânia, e suas respectivas regiões metropolitanas.

Baixar arquivo
Geral

Taxa de desemprego fica em 7,6% no trimestre encerrado em janeiro

 A população desocupada, ou seja, aqueles em busca de trabalho, chegou a 8,3 milhões de pessoas.

Baixar arquivo
Geral

PF faz operação contra suspeitos de invadir sede da Polícia Federal

Essas pessoas também são investigadas por dano e incêndio generalizados aos patrimônios público e privado.

Baixar arquivo