Jornalistas mortos no conflito entre Israel e Hamas são lembrados

Publicado em 26/02/2024 - 17:11 Por Gabriel Brum* - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Os mais de cem jornalistas mortos na cobertura do conflito entre Israel e Hamas, na Faixa de Gaza, são lembrados numa campanha internacional nesta segunda-feira (26). Segundo a Federação Internacional dos Jornalistas, 96 profissionais eram palestinos.

Um símbolo dessa situação é Wael al-Dahdouh, da rede de TV árabe Al Jazeera. Ele perdeu a esposa, os filhos e um neto em ataques israelenses. Ferido em outra ação do exército de Israel, Dahdouh está no Qatar para tratar o pulso direito. Ele diz que ninguém esperava que a guerra chegasse a esse ponto. Ele conta que os ataques destruíram praças e aldeias em Gaza. E que as casas de palestinos são atacadas sem aviso prévio. 

Dahdou defende ainda que as instituições internacionais e a mídia devem agir para parar a violência e proteger a vida dos jornalistas. Ele cobra ações sérias e práticas. 

A presidente da Federação Nacional dos Jornalistas. Samira de Castro, afirma que a cobertura do conflito está restrita a veículos americanos e alinhados a Israel, enquanto a mídia internacional não consegue chegar lá.

"É uma tentativa de assassinar a verdade, a partir do momento que você não deixa a imprensa internacional se aproximar e que você passa a colocar os profissionais locais como alvos, com a desculpa de que podem estar alinhados aos terroristas", aponta.  

Segundo o Ministério da Saúde palestino, são quase 29 mil e 800 mortos e mais de setenta mil feridos na Faixa de Gaza. Em Israel, mil e duzentas pessoas foram assassinadas no ataque do Hamas em 7 de outubro do ano passado.

* Com a colaboração de Lucas Pordeus León

Edição: Nadia Faggiani / Fran de Paula

Últimas notícias
Eleições 2020

Barco com corpos à deriva é encontrado no litoral do Pará

O inquérito está sob a responsabilidade da Polícia Federal no Pará que enviou equipes para a região.  

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Ministério da Saúde inicia Mês de Vacinação dos Povos Indígenas

O Ministério da Saúde inicia neste sábado, 13, o mês de vacinação dos povos indígenas. A proposta é intensificar a imunização em territórios indígenas, ampliando a cobertura vacinal, sobretudo em áreas de difícil acesso.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Ministério dos Esportes condena atos de racismo a alunos do DF

O Ministério dos Esportes condenou, neste sábado, os ataques racistas sofridos por estudantes no Distrito Federal. Alunos foram chamados de “macaco”, “filho de empregada” e “pobrinho” durante uma partida de futebol de salão entre colégios de Brasília. O caso aconteceu em três de abril e veio à tona, nesta semana.

Baixar arquivo
Internacional

Lula visitará Colômbia para fortalecer laços comerciais

A Colômbia é o terceiro maior parceiro comercial do Brasil, atrás apenas dos Estados Unidos e da China.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Governo garante amparo a gestantes em cargos públicos provisórios

Mulheres que trabalham na administração pública em cargo em comissão ou são contratadas por tempo determinado têm garantido o direito à licença-maternidade e à estabilidade provisória.

Baixar arquivo
Geral

Inmet alerta para risco de chuvas intensas pelo Brasil

A previsão é de acumulados de chuva variando entre 30 e 60 milímetros por hora ou entre 50 e 100 milímetros por dia,

Baixar arquivo