logo Radioagência Nacional
Direitos Humanos

Brasil adota novo acolhimento para repatriados

Acolhida não terá mais apoio da Força Aérea Brasileira
Baixar
Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional
19/06/2025 - 18:26
Brasília
A Brazilian migrant, deported from the U.S. under President Donald Trump's administration, is welcomed by his relative at the Confins airport in Belo Horizonte, Brazil, January 25, 2025. Reuters/Washington Alves/Proibida reprodução
© REUTERS/Washington Alves/Proibida reprodução

Neste sábado (21), às 9h, chega mais um avião com brasileiros deportados dos Estados Unidos. Segundo o Itamaraty, ainda não foram recebidas informações sobre os passageiros.

Os brasileiros vão chegar ao aeroporto de Fortaleza e seguir para os locais de origem em ônibus, conforme o novo modelo de acolhimento de repatriados, que não terá mais apoio da Força Aérea Brasileira.

De acordo com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, a operação terá o apoio da Agência Nacional de Transportes Terrestres e de empresas parceiras. Voos comerciais vão atender casos prioritários, como pessoas que necessitam de recursos de acessibilidade.

Desde que os Estados Unidos deram início à atual restritiva política imigratória, o Brasil já acolheu 892 pessoas repatriadas. Atualmente, o país recebe, em média, dois voos por mês.

Na chegada ao Brasil, os repatriados são recebidos por uma estrutura de acolhimento humanizado que inclui alimentação, kits de higiene pessoal e apoio psicossocial, além de acolhimento e deslocamento para casa.

A maioria está entre 18 a 49 anos. O estado que mais recebeu repatriados foi Minas Gerais.

 

 

x