logo Radioagência Nacional
Direitos Humanos

Dia Mundial do Refugiado é celebrado nesta sexta (20)

ONU pede que solidariedade vá "além das palavras"
Baixar
Renato Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional
20/06/2025 - 10:15
Brasília
São Paulo 04/04/2024 - Casa de Acolhimento para refugiados afegãos.
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
© Paulo Pinto/Agência Brasil

O Dia Mundial do Refugiado é comemorado nesta sexta-feira (20). Para marcar a data, as Nações Unidas pedem maior apoio humanitário, proteção e soluções duradouras, como reassentamento e defesa do direito de buscar asilo e fazem um apelo: que a solidariedade vá além das palavras.

Essa data foi criada há 20 anos para homenagear a força e a coragem de pessoas obrigadas a deixarem o seu país de origem para escapar de conflitos ou perseguições. No mundo, mais de 123 milhões de pessoas estão nessa situação.  

De 2015 até 2024, o Brasil acolheu mais de 156 mil pessoas como refugiadas; sendo 13 mil apenas no ano passado. O país teve recorde de pedidos, em 2024, com 68 mil novas solicitações. A Venezuela concentrou 93% dos reconhecimentos; seguida por Afeganistão, Colômbia e Síria. Desde 2015, cerca de 450 mil pessoas de 175 países buscaram proteção no Brasil.

O governo federal comemora o avanço de políticas públicas de acolhimento humanitário, nos últimos anos. Como o patrocínio comunitário para acolhimento; estratégias de simplificação de processos de pedidos da população LGBTQIA+; e de proteção de meninas e mulheres mutiladas. Há ainda medidas para garantir o acolhimento de crianças e adolescentes estrangeiros. 

Nesta sexta-feira, a Agência da ONU para Refugiados lança a campanha Legado da Esperança: pessoas refugiadas liderando mudanças no Brasil. Uma das sete maravilhas do mundo, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, estará iluminado de azul, assim o Teatro Amazonas e a Ponte Rio Negro; em Manaus.

x