logo Radioagência Nacional
Direitos Humanos

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência marca busca por direitos

Data foi instituída pela ONU em 1992
Baixar
Joalva Moraes – Repórter da Rádio Educadora da Bahia
03/12/2025 - 12:59
Salvador
Rio de Janeiro - Candidato cadeirante João Pedro Araújo Cunha participa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na Uerj (Fernando Frazão/Agência Brasil)
© Agencia Brasil

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (PCDs), celebrado em 3 de dezembro, é uma data comemorativa criada pela Organização das Nações Unidas em 1992, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos relacionados à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade dos direitos e o bem-estar de PCDs. A presidente da Associação Baiana de Deficientes Físicos (ABADEF), Silvanete Brandão, considera este dia muito importante para a comunidade das pessoas com deficiência.

"Em 2025,  nós podemos dizer que as pessoas com deficiência conseguem falar por elas mesmas, conseguem ter sua própria representatividade, conseguem ter o seu próprio protagonismo. E isso devido à LBI, que é a Lei Brasileira de Inclusão. É um dia também para colocar para os políticos e para as políticas públicas que nós estamos aqui e que nós precisamos ser olhados e vistos com mais cidadania."

Silvanete Brandão acredita que a maior conquista para as pessoas com deficiência foi a criação da Lei 8.213 de 1991, também conhecida como Lei de Cotas, que garante a inclusão de PCDs no mercado de trabalho. Mas ela ainda sinaliza alguns desafios, sendo o principal a falta de acessibilidade.

"Se você não tiver acessibilidade, você não faz inclusão. Não consigo um transporte público adaptado, não consigo sair de casa de cadeira de rodas e nem se a pessoa for cega e estiver utilizando a bengala por falta da pista tátil."  

Para celebrar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, a ABADEF está programando algumas atividades, incluindo uma live e o lançamento de um livro com coautoria de Silvanete Brandão.

 

x