logo Radioagência Nacional
Direitos Humanos

Rio de Janeiro teve mais de 50 casos de feminicídio em 2024

Dados são do Mapa da Mulher Carioca
Baixar
Carolina Pessôa - repórter da Rádio Nacional
03/03/2026 - 19:41
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro (RJ), 10/03/2025 - Dezenas de mulheres, coletivos e sindicatos de classe participaram da marcha do Dia Internacional da Mulher, celebrado no último sábado (8), no centro da cidade.  Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
© Tânia Rêgo/Agência Brasil

O feminicídio triplicou desde 2020 na cidade do Rio de Janeiro, passando de 50 casos em 2024, além de 117 tentativas. Sete em cada dez vítimas eram mulheres negras e 75% dos crimes ocorreram dentro de casa. Os dados são do Mapa da Mulher Carioca, lançado nesta terça-feira (3) pela Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres e Cuidados.

O levantamento aponta ainda que 65,5% das vítimas de ameaça no município, em 2024, foram mulheres. Nos casos de lesão corporal e estupro, elas também foram maioria.

Em relação às meninas, foram registradas mais de 5,5 mil notificações de violência contra elas, sendo a maior parte das ocorrências dentro de casa e cometida por familiares.

O estudo aborda também a questão dos cuidados familiares e domésticos, indicando que, no Rio de Janeiro, as mulheres dedicam 364 horas a mais por ano ao trabalho do lar do que os homens. Além disso, os registros de pais ausentes cresceram 4,5% entre 2020 e 2025.

Já quanto ao mercado de trabalho, a desigualdade salarial permanece expressiva, com uma diferença média de R$ 762 entre os salários de homens e mulheres.

O estado do Rio de Janeiro ocupou, em 2025, a terceira posição nacional em número de feminicídios, com mais de 100 vítimas.

x