Saiba a diferença entre TED e DOC

Publicado em 22/01/2015 - 02:00 Por Apresentação Eduardo Mamcasz - Brasília

Quando a pessoa quer transferir dinheiro da conta num banco para a conta de outro banco, tem o DOC e tem o TED. E tem a taxa do banco, que faz a festa na parte de serviços.

 

Dá para pagar todas as despesas. O que vem depois é lucro. Mas a prosa de hoje é a seguinte. A partir de agora, a pessoa pode transferir dinheiro, de um banco para o outro, usando a TED em valores que passam a ser menores ainda. A partir de quinhentos reais. Até a semana passada, eram 750 reais. E o DOC? Já falo.



Primeiro, que o anúncio é oficial e foi feito pela Federação Brasileira de Bancos. O novo valor mínimo para usar a TED, ou seja, Transferência Eletrônica Disponível, de 500 reais, segundo a nota da Febraban, é para facilitar ainda mais a vida de quem precisa transferir dinheiro, no mesmo dia, entre bancos diferentes. Pronto. Aí está a diferença principal entre TEC e DOC. No caso da TED, mesmo sendo entre bancos diferentes, chega na conta no mesmo dia. Que nem fosse entre contas diferentes do mesmo banco. Já no cado do DOC, demora mais para ser depositado. DOC é documento de crédito, vale que nem um cheque. Demora mais para ser descontado.

 

Na verdade, os bancos estão querendo diminuir ainda mais a importância que pode ser transferido de banco para banco usando a TED. Em julho de 2014, passou de mil para 750 reais e agora caiu para 500 reais. Em 2003, era de  5 mil reais. Em 2010, caiu para  3 mil. E, em 2012, para R$ 2 mil. Tem outra coisa.

 

Muita gente da chamada baixa renda que teve acesso ao sistema bancário está gostando desta tal de TED. Em 2009, por exemplo, 29 por cento das transações eram feitas pela TED. Hoje, chega perto da metade, quase 50 por cento do total. Finalmente, sobre as tarifas. Elas mudam dependendo do banco. Mas costuma ser em torno dos dez reais.  Aliás, sobre isto dá para saber de todas as tarifas cobradas pelos bancos através do sistema de divulgação de tarifas de serviços financeiros. Pela internet. www.febraban-star.org.br 

 

Agora, fechando a prosa. O limite mínimo para transferir dinheiro usando a TED, que é depositado na hora na conta escolhida, é de 500 reais. E qual é o máximo que pode ser mandado pela TED? Bom. Pela DOC, geralmente é de 3 mil reais. Pela TED, não tem limite. Tem ter o dinheiro na conta, lógico. Até uns 50 mil reais, a conta tem que estar cadastrada pelo cliente.

 

Trocando em Miúdo : Programete sobre temas relacionados a economia e finanças, traduzidos para o cotidiano do cidadão . É publicado de segunda a sexta -feira.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo