Maior festa religiosa do país movimenta economia do Pará

Publicado em 08/10/2015 - 10:11 Por Ariane Póvoa - Brasília (DF)

Em Belém, algumas perspectivas econômicas para o período do Círio de Nazaré estão divergentes.

 

A Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) em Belém - prevê queda de até 7% no comércio, durante as festividades, na comparação com o mesmo período do ano passado.

 

De acordo com o presidente da entidade, Álvaro Cordoval de Carvalho, o motivo é a crise econômica, que gerou desemprego em diversos setores.

 

Sonora: "Nossa perspectiva para o Círio de 2015, em relação ao Círio de 2014, é que tenhamos um movimento comercial menor, em torno de 5 a 7%, em termo de movimento de vendas. O desemprego é um forte motivo. Em função da crise, foi ocasionado."

 

Álvaro de Carvalho analisa a disponibilidade de vagas na hotelaria e no setor de passagens aéreas.

 

Sonora: "Nós ainda temos vagas na rede hoteleira de Belém. Nos anos anteriores, a essa época, já não se tinha mais vagas. Nós também ainda temos vagas nos voos que vem para Belém em função do Círio, considerando, claro, os voos extras, esse ano em uma proporção menor do que os anos anteriores."

 

Já o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) do Pará estima aumento de 3% na participação de turistas no Círio de Nazaré 2015.

 

Segundo o Dieese, cerca de R$ 1 bilhão devem ser injetados na economia paraense este ano durante as festividades, o que corresponde a um aumento de 9,5% em relação a 2014.

 

O diretor-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Pará, César Coimbra, disse que o Círio de Nazaré é sempre uma época bastante aguardada pela rede de hotelaria.

 

Sonora: "A cidade ela conta com 14 mil e 500 leitos, em 85 hotéis. Os hotéis são ocupados em torno de 95% da sua taxa de ocupação, então durante o ano todo a hotelaria aguarda ansiosamente esse período porque é um acréscimo na sua receita muito bom."

 

O Círio de Nazaré em Belém do Pará é considerada a maior manifestação religiosa católica do país. A romaria principal, acontece todo segundo domingo de outubro e reúne cerca de dois milhões de pessoas. Outros eventos fazem parte do calendário festivo. O período é apontado como o melhor para o comércio, depois do Natal.

Últimas notícias
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo