Passadas as festas é hora de pensar nas contas a pagar

Publicado em 11/02/2016 - 07:25 Por Priscilla Mazenotti - Brasília

Passadas as festas, as férias e a empolgação de fim de ano é hora de pensar em assunto sério: contas.


É que os primeiros meses do ano são sempre assim: IPTU, IPVA, matrícula na escola, material escolar e, mais para frente, em março e abril, o temido Imposto de Renda.


Para completar, as despesas com cartão de crédito e os gastos com Natal e Ano-Novo que chegam nas faturas de agora.


Especialistas explicam que planejamento é o grande segredo para não entrar no buraco negro das dívidas. Mas, quem não se programou e não fez uma poupança, não precisa entrar em pânico.


O consultor financeiro Fábio Yamamoto diz que negociar um empréstimo no banco, com taxas menores para pagar as dívidas, pode ser uma saída desde que com parcimônia.


O principal é fugir do rotativo do cartão de crédito e do cheque especial.


Mas é preciso colocar tudo na ponta do lápis para saber se esse empréstimo vai caber no orçamento.


Os chamados gastos supérfluos também são responsáveis por aumentar as dívidas. Nesse caso, o consultor financeiro recomenda prudência.


Segundo o consultor é preciso, também, pensar em 2017. Já se programar agora para as contas que vão vencer no início do próximo ano. Só assim é possível colocar as contas em dia sem passar sufoco.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo