Trocando em Miúdo: Dicas para o IR sobre plano de saúde empresarial, terreno sem escritura e valor de imóveis

Publicado em 07/04/2016 - 09:11 Por Apresentação Eduardo Mamcasz - Brasília (DF)

Olá, prezada pessoa ouvinte cidadã.

 

Três dúvidas rapidinho para a gente atender este montão de perguntas mandadas para a gente.


Primeiro, a ouvinte Rejane Bisello. 

 

Pergunta: "Plano de saúde empresarial do meu filho como dependente. É dedutível neste imposto de renda? Se for sim, o dependente está no plano do pai, que não declara, está isento. A mãe pode abater esta despesa?"

 

Outra dúvida. Esta mandada pelo ouvinte Leo Augusto Souza. Na verdade, são duas.


A primeira: "Gostaria de saber se declaro um terreno que apenas tem contrato de compra e venda em nome da minha esposa que é minha dependente na declaração. Só que o terreno foi adquido em 2008 e nunca foi declarado."

 

"A segunda é que tenho uma casa, continua o ouvinte Leo Augusto, que comecei a construir em 2008, no mesmo terreno ainda não declarado e não tem escritura e nenhum documento na prefeitura. E também nunca declarei. Faço o que?"

 

Outra pergunta rapidinho. Do ouvinte Márcio.

 

"Estou preenchendo a declaração da minha mãe. Ela recebeu uma herança da minha avó. Acontece que na partilha o imóvel está com o valor de R$ 125 mil. Mas na verdade, o valor de mercado atual é de R$ 280 mil. Eu posso atualizar este valor na declaração de imposto de renda da minha mãe?


Vamos saber.

 

Quem tira as dúvidas sobre qualquer coisa na declaração do imposto de renda é o Francisco Pinto de Souza. Ele é representante do Sindicato Nacional dos Analistas Tributários da Receita Federal do Brasil (Sindireceita).

 

Trocando em Miúdo: Quadro do programa Em Conta, produzido pelas Rádios EBC. Aborda temas relacionados a economia e finanças, traduzidos para o cotidiano do cidadão. É distribuido em formato de programete, de segunda a sexta-feira, pela Radioagência Nacional. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Economia

Inflação medida pelo IGP-DI tem ligeira desaceleração, diz FGV

O IGP-DI, Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna, medido pela Fundação Getúlio Vargas, registrou inflação de 0,62% em junho, percentual inferior ao apurado em maio, quando fechou em 0,69%.

Baixar arquivo
Geral

Brasil pode ser reconhecido como produtor mundial de chocolates finos

O Brasil está a caminho de ser reconhecido mundialmente como produtor de chocolate finos. Em 2019, recebeu o selo de país 100% exportador de cacau fino e de aroma da Organização Internacional do Cacau.

Baixar arquivo
Geral

PF investiga suspeitos de crimes e fraudes contra a Previdência Social

Os agentes cumprem nove mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

Baixar arquivo
Geral

Brasil produziu 700 mil toneladas de chocolate em 2021

No Dia Mundial do Chocolate (06) é importante dizer que a iguaria não é só muito gostosa. Também oferece benefícios à saúde, se consumido com moderação.

Baixar arquivo
Economia

Pesquisa da CNC aponta que população brasileira está menos endividada

O percentual de endividados registrou, em junho, o segundo recuo seguido após alta recorde da série histórica em abril deste ano.

Baixar arquivo
Justiça

PF realiza três operações contra garimpo ilegal de ouro no Brasil

As investigações da Operação Ganância começaram em fevereiro de 2021 após uma denúncia envolvendo empresas de Porto Velho, capital de Rondônia, do ramo da saúde, com acusações de lavagem de dinheiro e licitações fraudulentas ligadas ao garimpo irregular na região. 

Baixar arquivo