Trocando em Miúdo: Gastador otimista pode acabar endividado

Publicado em 30/05/2016 - 02:00 Por Apresentação Eduardo Mamcasz - Brasília

Olá, prezada pessoa ouvinte e cidadã. A economia brasileira está em crise. Isto todo mundo sabe.  Mas eu quero saber como está a situação econômica da pessoa cidadã que me ouve agora.

Sete em cada dez pessoas estão tão endividadas que não conseguem dinheiro para pagar a prestação nos próximos meses.

 

Quem foi que disse? Uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito - SPC Brasil para a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas. A crise econômica dentro de casa vai mal: 45% dos ouvidos garantem que vivem na corda bamba e estão nessa situação porque foram otimistas demais na hora de gastar.

Por isso, 28% dizem que usam até cheque especial para pagar dívida atrasada.

 

Para quem não entendeu esta história de que gastou além da conta levado pelo otimismo, são gastadores otimistas. Tanto que 76% confessam que nunca separam, a cada mês, um tanto para gastar no bem-estar, na hora das férias.

Professor Jose Vignolli, educador financeiro do SPC-Brasil. O que é mesmo um gastador otimista?

Sonora: "Essa pessoa vai gastando sem se preocupar com o presente e achando que alguma coisa vai acontecer no futuro que vai resolver o problema dela. No final das contas, é um apagar de incêndio diário. E a pessoa se acostuma com isso e acha que está tudo bem. Então ela está sempre otimista em relação ao futuro, mas ela não cuida do presente."

Mas vamos em frente ouvindo a crise econômica dentro de sua casa. Duas perguntas para o professor José Vignolli: para quem está afundado, na corda bamba, sem pagar o que deve, qual o melhor caminho?

Sonora: "As pessoas não examinam os extratos, não examinam quanto eu paguei de juros. Não dão valor àqueles valores que vão sendo debitados da minha conta. Quanto você está gastando por mês e por ano em cima desses poucos dias que você está descontrolado. Isso, no futuro, vai dar uma diferença muito grande, pode ter certeza disso."

E agora sobre o futuro: tem como se preparar, agora, mesmo na dificuldade, para o futuro, professor José Vignolli?

Sonora: "É uma questão de querer fazer, de envolver a família, de colocar todo mundo para conversar e de uma forma natural. A família tem que estar envolvida e quando for procurar ajuda, não é ter mais crédito, é procurar alguém que possa te orientar para que você saia dessa situação. Quanto mais crédito você receber, mais complicada vai ficar a situação."

 

* Este programa é uma reprise. O programa original foi ao ar em 04/11/2015.

 

Então, tá.
Gastador otimista vira devedor descontrolado. Pense nisso.
Inté e Axé.

 

Trocando em Miúdo: Quadro do programa Em Conta, da Rádio Nacional da Amazônia. Aborda temas relacionados a economia e finanças, traduzidos para o cotidiano do cidadão. É distribuído em formato de programete, de segunda a sexta-feira, pela Radioagência Nacional. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo