Trocando em Miúdo: Dinheiro é principal motivo das brigas conjugais

Publicado em 28/06/2016 - 02:00 Por Apresentação Eduardo Mamcasz - Brasília

Olá, prezada pessoa ouvinte cidadã.

 

Dinheiro, para quê dinheiro, ainda mais em época de crise, de desemprego, de carestia e inflação alta? Daí a prosa de hoje. Em cima de uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito junto com os Dirigentes Lojistas.

 

O que tem de mulher brigando com o marido, ou melhor, com o cônjuge, seja de que sexo for. Tudo por causa do dinheiro. Mais do que por ciúme.

 

Para o educador financeiro José Vignoli, isso desmistifica a ideia de que dinheiro pode ser solução para todos os problemas. 

 

Acontece que as brigas só acontecem porque este tipo de prosa não é levada antes. José Vignoli diz que as pessoas costumam conversar sobre dinheiro só quando a situação está chegando ao limite, o que deixa o assunto mais pesado. 
 

Então vamos saber como está a situação: 37% das mulheres dizem que o dinheiro é o motivo principal das brigas conjugais.  A forma como cada um costuma gastar o dinheiro.

 

Só para ter uma idéia da gravidade da coisa. Apenas 19,6% das mulheres dizem que as brigas são por causa de ciúmes. Tem mais: três a cada dez mulheres dizem que costumam esconder de seus cônjuges as compras que costumam fazer, muitas delas para uso no lar.


Dá para entender uma coisa dessas? Mas vamos lembrar o seguinte. A mulher, além de trabalhar fora, também é dona de casa, cuida dos filhos, administra o lar e, na maior parte das vezes, não é pelo menos reconhecida.

 

O educador financeiro José Vignolli sugere que o casal determine uma quantia para que cada um possa usar livremente. 


Então tá.

Inté e Axé.

 

Trocando em Miúdo: Quadro do programa "Em Conta", da Rádio Nacional da Amazônia. Aborda temas relacionados a economia e finanças, traduzidos para o cotidiano do cidadão. É distribuído em formato de programete, de segunda a sexta-feira, pela Radioagência Nacional. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo