Tocantins registrou mais de 3 mil acidentes de trabalho entre 2014 e 2016

Publicado em 28/07/2016 - 12:40 Por Graziele Bezerra - Brasília

O estado do Tocantins registrou mais de três mil acidentes de trabalho entre 2014 e 2016. Um quarto desses acidentes - cerca de 780 - ocorreu com trabalhadores em atividades ligadas à agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura. Os dados são do Sistema de Notificações da Secretaria Estadual de Saúde.

 

O sistema aponta ainda que trabalhadores da zona urbana também estão sujeitos a riscos de acidentes laborais, como no caso da indústria de transformação, que engloba empresas da construção civil, fabricação de cerâmicas, frigoríficos, oficinas mecânicas e indústria da madeira, por exemplo. De 2014 a 2016, foram registradas 329 notificações de acidentes de trabalho nesse ramo de atividade.

 

Já no setor de serviço, o risco é de adoecimento relacionado à pressão pelo cumprimento de metas. Em vendas ou marketing, por exemplo, o vendedor precisa cumprir metas altas em determinado tempo, o que pode gerar estresse e fadiga física. Nos dois últimos anos, mais de 260 trabalhadores tocantinenses sofreram algum tipo de dano nesse setor da economia, como lesão por esforço repetitivo (LER) ou distúrbios osteomoleculares (DORT) relacionados ao trabalho. Outros 80 foram diagnostigados com transtorno mental relacionado às funções laborais.

Últimas notícias
Justiça

MPF abre novo procedimento após morte de cidadão em abordagem da PRF

Imagens veiculadas na internet mostram a vítima presa dentro de uma viatura esfumaçada. O IML de Sergipe identificou de forma preliminar que a vítima teve como causa da morte insuficiência aguda secundária a asfixia.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas em AL: Governo reconhece situação de emergência em 9 municípios

O governo federal reconheceu a situação de emergência em nove municípios de Alagoas por causa das fortes chuvas que atingem o estado. Outras duas cidades estão com processo de reconhecimento federal em andamento. 

Baixar arquivo
Justiça

Chacina de Unaí: ex-prefeito é condenado a 64 anos de prisão

O Tribunal do Júri Federal condenou nesta sexta-feira o produtor rural e ex-prefeito Antério Mânica no caso do assassinato de três auditores fiscais e do motorista, em 2004, em Unaí (MG).

Baixar arquivo
Saúde

RJ: Casos de dengue aumentam 177% nos cinco primeiros meses deste ano

A capital fluminense concentra a maioria dos registros da doença, mas as regiões Noroeste e Norte apresentam alta transmissão, de acordo a Secretaria de Estado de Saúde.

Baixar arquivo
Economia

Ministério de Minas e Energia diz que estoque de diesel dura 38 dias

Se a importação desse combustível fosse suspensa, seria possível atender à demanda durante 38 dias, com esses estoques e a produção nacional.

Baixar arquivo
Economia

Eletrobras lança oferta de ações em mais um passo para privatização

A Eletrobras apresentou os documentos necessários para realizar a operação, com a qual a estatal espera movimentar mais de R$ 30 bilhões.

Baixar arquivo