Entenda as novas regras para passageiros de avião

Anac

Publicado em 15/12/2016 - 13:09 Por Patrícia Leite - Brasília

A partir de março do ano que vem os passageiros de avião vão ter que pagar pelas bagagens. Essa e outras novas regras foram aprovadas pela Agência Nacional de Aviação Civil.


Os passageiros reclamam e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) diz que a medida é ilegal. O Ministério Público Federal (MPF) já anunciou que vai entrar na Justiça contra as novas regras.


Entre as novas regras aprovadas, está a liberação para que as companhias aéreas cobrem por volume despachado. Hoje, cada passageiro tem direito a despachar uma mala de 23 quilos, em vôos domesticos, e duas malas de 32 quilos cada, em voos internacionais.


Já a bagagem de mão, que antes era de 5 quilos vai passar para 10 dez quilos. A mudança desagradou os consumidores.


Ricardo Catanant, diretor da Anac, diz que, apesar dos protestos, a nova regra vai beneficiar os consumidores.


Além da mudança na bagagem de mão a norma estabelece que as empresas terão que oferecer opções de passagens flexíveis, com reembolso de 95% do valor do bilhete.

O consumidor também vai poder desistir da compra da passagem em até 24 horas. A norma prevê que alterações de mais de meia hora nos voos terão que ser avisadas ao passageiro com, no minimo, três dias de antecedência.


Quanto as condições para o pagamento de excesso de bagagem, o consumidor deverá ser informado no ato da conpra do bilhete.


No caso do extravio, a empresa terá que devolver a bagagem ao passageiro em no máximo sete dias, quando for vôo doméstico, e em até 21 dias para vôos internacionais.


Além disso, a companhia terá que pagar pelas despesas que o passageiro tiver em função do extravio.


As regras vão valer para as passagens compradas a partir do dia 14 de março de 2017.


Em nota, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) disse que a cobrança das bagagens é ilegal e que pode entrar na Justiça contra a medida.


Procons de diferentes estados também questionam a medida e dizem que as novas regras podem sinalizar um retrocesso aos direitos dos consumidores.

Últimas notícias
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

Morro da Capelinha terá 150 mil fiéis para acompanhar via-sacra no DF

A programação começa nesta quinta-feira com a encenação da Última Ceia . Na sexta, a Paixão de Cristo começa às 14h. 

Baixar arquivo
Economia

Turismo no carnaval gera mais de R$ 2,3 bilhões para o Rio de Janeiro

O valor considera despesas com hospedagem, restaurantes, entretenimento e compra de produtos. Entre os entrevistados, 92% estavam na cidade, entre os dias cinco e 19 de fevereiro, por lazer, férias e atraídos pela folia.

Baixar arquivo