logo Radioagência Nacional
Economia

Abril teve quase 60 mil pessoas entrando no mercado de trabalho formal

Emprego
Baixar
Dayana Vítor
16/05/2017 - 12:23
Brasília

Após um mês sem contratações no mercado formal de trabalho, em abril quase 60 mil pessoas conseguiram emprego com carteira assinada no Brasil. Foram mais de um milhão e 140 mil admissões e 1 milhão e oitenta mil desligamentos. Os dados são do CAGED - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho.

 

Os setores que mais contrataram foram os de serviços médicos, odontológicos, transportes, comunicações, ensino, entre outros. No entanto, a Construção Civil demitiu mais de 1.760 trabalhadores, sem realizar nenhuma contratação.

 

Carlos Tavares, motorista, ficou desempregado por sete meses e voltou ao trabalho recentemente. Ele comenta a satisfação.

 

Sonora: "É satisfatório sim fiquei esse tempo todo sem trabalhar, fazendo extra. Aí quando surgiu a primeira oportunidade, eu agarrei."

 

O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, acredita que a criação de tanta vagas no mercado formal em abril é um sinal que a economia está crescendo.

 

Sonora: "É um sinal muito forte de que o emprego retoma a sua condição de normalidade no Brasil e principalmente os reflexos das medidas do governo estão tomando eco no mercado e o mercado está voltando a contratar.”

 

Mais de 46 mil desempregados da região Sudeste conseguiram uma ocupação no mês passado. No Centro-Oeste, foram mais de 10 mil novos postos e, no Sul, 5 mil. Mas as regiões Norte e Nordeste demitiram mais de 2.200 trabalhadores.

 

* Atualizada para acréscimo de informações às 16h54

x