Trocando em Miúdo: O que a MP do fim da desoneração da folha tem a ver com o nível de emprego?

Trocando em Miúdo

Publicado em 10/07/2017 - 02:18 Por Apresentação Eduardo Mamcasz - Brasília

Olá, prezada pessoa ouvinte cidadã.

 

Medida Provisória 774. Assinada, está valendo. Tem um prazo para que o Congresso Nacional aprove. Daí vira lei. Se não aprovar, deixa de valer. Mas que conversa é essa? Desoneração fiscal da folha de pagamentos dos salários. Aumenta a parte do patrão. Mas a conversa está meio complicada, né?. Vamos nessa.

 

Pois então. MP 774. Valendo desde o dia 1º de julho. Acontece que a comissão especial do Congresso que a analisa já entrou no meio e decidiu, no primeiro passo, adiar o começo da validade só para janeiro do ano que vem. Mas o governo precisa arrecadar urgente. Tem o teto do déficit fiscal a cumprir. Está difícil. Então, é esperar que a medida provisória seja votada no plenário do Congresso. É assim que funciona.

 

Vamos então entender melhor o assunto com advogado Luíz Souza, especializado no assunto, ele que é do grupo Brugnara, voltado para questões de advocacia e tributária. Direto para a prosa, doutor. Começando pela isenção de muitos pagamentos de taxas e tal. Por que havia essas isenções?

 

Daí que agora, quer dizer, faz algum tempo, mas agora através da MP 774, o governo quer a volta do pagamento de todas as taxas em cima da folha de pagamento. Né isso?

 

Então, resumindo a prosa. O empresário volta a pagar 30% em cima da folha de pagamento e deixa de pagar apenas 1,5%. Muda a situação, ainda mais nesta fase de desemprego grande pela qual o país esta passando.

 

Doutor Luis Souza, advogado especializado em questões de tributação. Se essa oneração da folha de pagamentos voltar mesmo para os 20%, na verdade, quem vai pagar o pato, como se diz?

 

Qual seria a saída, então, na sua opinião?

 

De qualquer forma, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, já adiantou que o assunto vai enfrentar dificuldades para ser aprovado no plenário do Congresso. Segundo ele, a crise econômica é profunda, e tudo que o país não pode é, ainda que sob o pretexto de aumentar a arrecadação, gerar desemprego e prejudicar a atividade econômica.

 

Então, tá. Inté e axé.


 

Trocando em Miúdo: Quadro do programa "Em Conta", da Rádio Nacional da Amazônia. Aborda temas relacionados a economia e finanças, traduzidos para o cotidiano do cidadão. É distribuído em formato de programete, de segunda a sexta-feira, pela Radioagência Nacional. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo