Trocando em Miúdo: Uso do cartão de crédito para arcar com gastos básicos tem aumentado

Trocando em Miúdo

Publicado em 13/09/2017 - 01:49 Por Apresentação Eduardo Mamcasz - Brasília

Olá, prezada pessoa ouvinte cidadã.

 

Pesquisa revela que 39% das pessoas aumentaram para R$ 883 o gasto em cartões de crédito. Isto no ponto 1. Ponto 2: 61% dos que procuraram comprar parcelado tiveram o pedido negado nas lojas. Ponto 3: 56% pretendem segurar os gastos a partir deste setembro. Vamos nessa.

 

Pois, então, vamos saber o que está acontecendo. A pesquisa foi feita pelo SPC-Brasil – Serviço de Proteção ao Crédito, junto com a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL). E a gente conversa rapidinho com o superintendente de finanças do SPC, o Flávio Borges. Vamos lá.

 

Por que o cartão está sendo mais usado nas compras se a renda não aumentou, a inadimplência continua?

 

Por exemplo. Tem o fim do rotativo no cartão de crédito. Só pode usar por um mês. Depois, parcelar só se for no banco ou financeira. Isso não ajudou a aumentar o valor da compra no cartão?

 

Outra coisa. Aumentou o valor de gasto no cartão, mas está valendo a lei que permite ao comerciante dar preço menor se o pagamento for em dinheiro vivo. Será que está faltando dinheiro, sô?

 

Superintendente de Finanças do SPC – Serviço de Proteção ao Crédito, Flávio Borges. O senhor falou na inadimplência que continua alta. Risco para os bancos que, para não perder o lucro, aumentam as taxas. Mas a taxa básica de juros, a Selic, não está caindo?

 

Fechando a prosa. É, mas a pesquisa também descobriu que tem muita gente que garante que está apertando o cinto e jura que vai gastar menos. Com cartão ou sem cartão. É um sintoma, né?

 


Então, tá. Inté e axé.

 

 

Trocando em Miúdo: Quadro do programa "Em Conta", da Rádio Nacional da Amazônia. Aborda temas relacionados a economia e finanças, traduzidos para o cotidiano do cidadão. É distribuído em formato de programete, de segunda a sexta-feira, pela Radioagência Nacional. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Política

Lula vai à Colombia para reunião bilateral com Gustavo Petro

Presidente brasileiro também vai participar da Feira Internacional do Livro de Bogotá e não descarta conversar sobre o processo eleitoral na Venezuela. 

Baixar arquivo
Internacional

Economia do Brasil deve crescer 2,2%, aponta expectativa do FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aumentou a expectativa de crescimento da economia brasileira para 2,2% em 2024. O dado é o mesmo estimado pelo governo federal. A entidade divulgou, nesta terça-feira, as previsões para vários países no mundo.

Baixar arquivo
Geral

Análise de suposta bomba em aeroporto de Brasília é inconclusiva

Os dois pacotes, envolvidos em fita adesiva, foram encontrados no estacionamento dos carros de aplicativos. Os artefatos foram detonados pela Polícia.

Baixar arquivo
Geral

Ganhadores do Nobel de Medicina, Física e Química estão no Brasil

Três importantes cientistas ganhadores do Prêmio Nobel estão no Brasil para uma série de palestras no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Fórum de Cidades Amazônicas discute resiliência urbana

A cidade de Belém recebe nesta terça-feira a reunião anual do Fórum de Cidades Amazônicas, que reúne representantes das prefeituras dos municípios que estão dentro do bioma em toda a América Latina.  

Baixar arquivo
Educação

Senado: Comissão de Educação debate novo ensino médio

Serão realizadas duas audiências públicas nesta semana sobre o tema. O texto, já aprovado pela Câmara, precisa ser votado na comissão antes de seguir para o plenário.

Baixar arquivo