Trocando em Miúdo: Viver junto e dividir gastos, tarefa que exige equilíbrio e educação financeira

Trocando em Miúdo

Publicado em 29/09/2017 - 02:30 Por Apresentação Eduardo Mamcasz - Brasília

Olá, prezada pessoa ouvinte.

 

Briga de casal por causa de dinheiro. Não sei se é o seu caso, se conhece alguém que faz isso, mas só sei que esta é a prosa de hoje. E a gente tem ajuda até de uma orientadora financeira. É a Dora Ramos. Ela é diretora da Fharos Contabilidade & Gestão Financeira. Então, vamos nessa, né, porque deve ter alguém na escuta interessado neste assunto, com toda certeza, né mesmo?

 

Conselhos para o casal não ter briga na hora de dividir o dinheiro no pagamento de coisas conjuntas. Ah, antes de entrar na prosa, a gente lembra que ela serve para casal de qualquer modalidade, digamos, ou seja, homem com mulher, mulher com mulher, homem com homem ou mesmo conjuntos.

 

O importante é não deixar que o dinheiro conjunto atrapalhe o relacionamento. Dora Ramos, orientadora financeira. Por que tem tanto casal que chega a brigar por causa do dinheiro?

 

Pronto. Taí. Quando um casal briga por causa de dinheiro, o pior é que nem sempre é pela falta dele, por dificuldades tipo desemprego de um dos dois ou do casal. Diz respeito quanto os dois têm renda, têm dinheiro, mas não sabem gastar direito. Pior ainda. Quando não existe transparência, verdade entre os dois. Daí, eu pergunto. E por que não ter uma conta conjunta, orientadora financeira Dora Ramos. Não ia resolver o problema do casal? Conta conjunta. Pronto.

 

E aí? Gostou da prosa? Conta pra gente. Mande um e-mail: emconta@ebc.com.br.


Então, tá. Inté e axé.

 

 

 

Trocando em Miúdo: Quadro do programa "Em Conta", da Rádio Nacional da Amazônia. Aborda temas relacionados a economia e finanças, traduzidos para o cotidiano do cidadão. É distribuído em formato de programete, de segunda a sexta-feira, pela Radioagência Nacional. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo