Censo do Setor Agropecuário vai detalhar uso de agrotóxicos entre outros temas

Censo

Publicado em 02/10/2017 - 19:47 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou nesta segunda-feira, o Censo Agropecuário de 2017, o décimo a ser realizado pelo instituto, que vai coletar  informações detalhadas sobre uma das principais atividades da economia do país.


Ao longo de cinco meses, quase 19 mil recenseadores vão visitar mais de 5 milhões de estabelecimentos agropecuários em todo o país, levantando informações sobre a área, a produção, as características do pessoal ocupado, o emprego de irrigação, o uso de agrotóxicos, entre outros temas.


O presidente do IBGE, Roberto Olinto, participou do lançamento do Censo Agro na sede do Instituto no Rio de Janeiro e destacou a importância do levantamento detalhado do setor.


Presente na solenidade de lançamento, o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, também ressaltou o papel do agronegócio na economia brasileira e que as informações do Censo são fundamentais para o desenvolvimento da atividade.


De acordo com o instituto, a coleta de dados será inteiramente digital e as operações serão monitoradas via internet.


O Censo Agro também vai servir de base para uma nova pesquisa anual do IBGE: a Pesquisa Nacional por Amostra de Estabelecimentos Agropecuários.


Os resultados do Censo Agro 2017 devem começar a ser divulgados em meados de 2018 e nesta décima edição, será investigado mais uma vez também o importante papel da agricultura familiar na produção agropecuária do país.


Para a realização do Censo Agropecuário de 2017, o IBGE realizou dois processos seletivos simplificados para a contratação de mais de 26 mil funcionários temporários. O treinamento dos recenseadores foi descentralizado e terminou na última semana.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Denúncia de crimes ambientais coloca jornalistas em risco na Amazônia

Nos últimos dez anos, foram registrados 230 casos de violência contra a liberdade de imprensa nos noves estados que compõem a Amazônia Legal. Pará é o estado mais violento para jornalistas, seguido do Amazonas e Mato Grosso.   

Baixar arquivo
Economia

Receita libera consulta ao lote residual do Imposto de Renda de 2023

O lote refere-se a contribuintes que caíram na malha fina, mas regularizam a situação. A maior parte do valor é para contribuintes com prioridade no recebimento, como idosos e pessoas com deficiência.  

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa do Ministério vai analisar saúde e nutrição de crianças

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias no país para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o peso, a altura e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até 6 anos e suas mães. 

Baixar arquivo
Geral

Governo divulga novas regras de segurança para dia da prova do CNU

As provas serão no próximo dia 5 e vão ocorrer em 228 cidades; mais de 2,1 milhões de pessoas foram confirmadas.

Baixar arquivo
Geral

Dia Mundial do Livro: leitura deve ser incentivada na infância

A diretora-executiva da Câmara Brasileira do Livro, Fernanda Garcia, destaca que o hábito deve ser incentivado desde cedo. Mais que isso, deve ser estimulado nas escolas.

Baixar arquivo
Geral

PF deflagra operação contra desvio de R$ 14 milhões no SUS

Operação Moto-perpétuo cumpriu 13 mandados de busca e apreensão nesta terça-feira (23), em endereços ligados aos investigados nas cidades de Curitiba, São Paulo e Balneário Camboriú, em Santa Catarina.  

Baixar arquivo