Entidades empresariais comemoram a entrada em vigor da reforma trabalhista neste sábado.
Várias instituições de representação dos empresários divulgaram notas em tom comemorativo com o início da vigência das novas normas do trabalho.
Para a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), essa é a maior mudança na legislação do trabalho do Brasil desde 1943, quando foi publicada a CLT, Consolidação das Leis do Trabalho.
A instituição afirmou que o Brasil, “depois de mais de sete décadas”, se equipara a outros países que têm leis trabalhistas “seguras, mas flexíveis”.
O consultor jurídico da Firjan, Pedro Capanema, ressaltou que a modernização da legislação era necessária para acompanhar as mudanças que ocorreram no mundo do trabalho e vai estimular a geração de novos empregos.
Pedro Capanema destacou ainda os benefícios que a nova lei traz para o trabalhador e disse que as mudanças vão facilitar a relação de trabalho no dia a dia.
A Confederação Nacional da Indústria (CNI), afirmou em nota que a nova lei representa “o almejado avanço na construção de relações do trabalho modernas e alinhadas com a economia do século 21”.
Já o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaff, divulgou nota afirmando que o Brasil está “maduro para viver uma nova forma de relação entre trabalhadores e empregadores, que será positiva para todos”.
Skaff ainda acrescentou que a mudança na lei foi uma “vitória da sociedade e do Brasil”.
Com informações de Alana Gandra - da Agência Brasil