A população brasileira já passa de 205 milhões de pessoas, de acordo com dados divulgados pelo iIBGE nesta sexta-feira (24).
Os números são do ano passado e representam um aumento de 3,4% com relação aos registrados em 2012. E enquanto a quantidade de pessoas autodeclaradas brancas diminuiu 1,8%, neste período, a de pessoas pardas subiu mais de 6% e a de pretas quase 15%.
Com isso, o Brasil passou a ter mais de 54% de sua população considerada negra, com a soma de pretos e pardos.
A população idosa também aumentou 16%, chegando a quase 30 milhões de pessoas.
Ao passo em que as crianças de até nove anos passaram a ser menos de 13% dos brasileiros e as mulheres seguem sendo maioria e representam 51,5% da população.
O IBGE também divulgou novos dados sobre a situação dos domicílios brasileiros e constatou que cerca de 87% tinham água canalizada, mas cerca de um terço ainda não conta com coleta de esgoto.
E a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios mostra que ainda são grandes as diferenças regionais, já que o percentual de água encanada passa de 98% na região sul, mas não chega 67% no nordeste.
E se direitos básicos ainda faltam, por outro lado, os brasileiros estão mais conectados e em mais de 92% dos domicílios, pelo menos uma pessoa tem telefone celular.
O acesso à internet, seja por computador ou por telefone, já uma realidade em quase 64% dos lares.
A pesquisa mostra também que o bem mais presente nas casas brasileiras é a geladeira, que está em mais de 98% dos domicílios. Em seguida, vem a televisão presente em mais de 97% das casas.





