Meirelles diz que não há movimento de agências de risco para rebaixar nota do Brasil

Agências de risco

Publicado em 21/12/2017 - 21:43 Por Samanta do Carmo - Brasília

O Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta quinta-feira que não há sinalização das três principais agências internacionais de classificação de risco sobre rebaixamento da nota do Brasil por causa do adiamento da votação da reforma da previdência.

 

Os investidores usam as notas emitidas pelas agências para saber qual o risco de um país deixar de pagar as suas dívidas.

 

O ministro disse que na conversa com as agências também tratou de medidas que podem aumentar gastos ou reduzir receitas do governo no ano que vem, como o reajuste dos servidores públicos, que está em disputa no Judiciário e a tributação dos fundos de exclusivos, voltados para investidores com patrimônio acima de 10 milhões de reais.

 

Meirelles ressaltou que outras medidas podem ser tomadas em compensação.

 

O ministro afirmou que o governo vai cumprir a meta fiscal e o teto de gastos para 2018. 

Últimas notícias
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo
Economia

Arrecadação federal bate recorde em março e soma mais de R$ 190 bi

Esse foi o melhor desempenho para o mês em toda a série histórica, que começou em 1995. O valor é 7,2% maior do que o registrado em março do ano passado.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil melhora cobertura vacinal contra a poliomielite em 2023

Segundo o Ministério da Saúde, das 16 vacinas indicadas para o público infantil, 13 tiveram aumento na cobertura vacinal. Para o Unicef, desafio é levar a vacinação para além das unidades de saúde.

Baixar arquivo
Política

Lula volta a defender saidinhas temporárias do sistema prisional

Há previsão do Congresso Nacional de votar vetos presidenciais na quarta-feira (24). 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Branqueamento de corais em Fernando de Noronha preocupa pesquisadores

O fenômeno do branqueamento de corais é um dos principais sintomas de um ecossistema marinho que está passando por adversidades. Quando o coral fica branco da cor do seu esqueleto calcário, ele pode morrer.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus projeta crescimento de 2,02% da economia em 2024

O documento traz as previsões de economistas e analistas de mercado consultados pelo Banco Central. Boletim ainda projeta inflação de 3,73%. 

Baixar arquivo