Confiança do empresário fecha 2017 em alta, diz FGV

Economia

Publicado em 02/01/2018 - 14:13 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

O Índice de Confiança Empresarial, da Fundação Getúlio Vargas, encerrou 2017 com um aumento de 1,2 ponto em dezembro, na comparação com novembro. Acumulando seis meses consecutivos de alta, o indicador atingiu 93,1 pontos, o maior nível desde abril de 2014.

 

Segundo o economista da FGV Aloisio Campelo Jr., o ano terminou com uma melhora da percepção dos empresários sobre a situação atual dos negócios e com a retomada do otimismo. A expectativa é que a confiança continue avançando nos próximos meses, apesar de níveis ainda elevados de incerteza política.

 

O Índice de Expectativas, que mede a confiança em relação ao futuro, subiu 1,4 ponto, ultrapassando, pela primeira vez desde novembro de 2013, a barreira dos 100 pontos. O Índice da Situação Atual, que avalia a situação presente, subiu 0,9 ponto atingindo o maior nível desde setembro de 2014.

 

A confiança avançou nos quatro setores que integram o indicador. A maior contribuição para a alta em dezembro foi dada pelo setor de Serviços, seguido pelos setores da Indústria, Comércio e  Construção.

 

Em dezembro, a confiança aumentou em 67% dos 49 segmentos pesquisados pela FGV. Para a edição de dezembro de 2017, foram coletadas informações de quase 5 mil empresas entre 1º e 26 de dezembro.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Eleições 2020

Bolsonaro vota na zona oeste do Rio

Esquema de segurança foi reforçado no local de votação, no bairro de Deodoro

Baixar arquivo
Eleições 2020

Manaus tem manhã tranquila de votação

 Amazonino Mendes (Podemos) e David Almeida (Avante) disputam a prefeitura da capital amazonense no segundo turno.

Baixar arquivo
Eleições 2020

Eleitores de Cuiabá (MT) voltam às urnas neste domingo

Cerca de 414 mil eleitores de Cuiabá, capital do Mato Grosso, vão às urnas neste domingo. Os candidatos Abílio Júnior, do Podemos, e Emanuel Pinheiro , do MDB,  vão disputar o segundo turno da eleição para prefeito de Cuiabá.

Baixar arquivo
Eleições 2020

Santa Maria (RS): atuais prefeito e vice disputam votos neste domingo

A campanha do segundo turno teve troca de acusações e até registros policiais.

Baixar arquivo
Eleições 2020

Saiba qual o caminho que o seu voto percorre até o anúncio do vencedor

A urna eletrônica é uma velha conhecida dos brasileiros, presente nas eleições desde 1996. Mas você já parou para pensar em como funciona todo o processo e votação desde o momento de registro do voto até a apuração? Conheça os detalhes desse caminho rumo a mais uma escolha democrática.

Baixar arquivo
Eleições 2020

57 municípios voltam às urnas hoje para escolher prefeitos

Por causa da pandemia do novo coronavírus, o horário de votação será das 7h às 17h. Idosos e pessoas do grupo risco devem votar preferencialmente entre 7h e 10h, quando há menos filas. O uso de máscaras é obrigatório.

Baixar arquivo