Cai número de endividados no TO; cartão de crédito ainda é o grande vilão

Economia

Publicado em 02/02/2018 - 12:46 Por Maíra Heinen - Brasília

No Tocantins, o total de endividados caiu 2,7% na comparação mensal, de acordo com Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor.


Na comparação anual, a queda foi de 4,4%. Em janeiro, 67,4% dos moradores de Palmas estavam endividados, o menor resultado desde julho de 2017.


As informações foram coletadas pela Fecomércio no Tocantins e pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), nas últimas semanas de dezembro.


11,3% dos endividados têm contas atrasadas e afirmam que elas atrasam, aproximadamente, por 50 dias e que o orçamento doméstico fica comprometido por oito meses para saldar as dívidas.


Mais de 70% das famílias endividadas apontam o cartão de crédito como principal comprometimento, seguido de financiamento de veículos e de carnês.


De acordo com a Fecomércio, com compras extras e pagamentos de impostos de início de ano, somados às dívidas regulares, as contas se desequilibram.


A sugestão é fazer listas de compras e preferir pagamentos à vista, além de planilha de gastos para verificar quanto deverá ser gasto.


Para os já endividados, a dica é negociar com o banco e evitar o pagamento mínimo do cartão de crédito.

Últimas notícias
Política

Pacheco defende PEC do Quinquênio

A proposta estabelece um bônus de 5% a cada cinco anos trabalhado para magistrados, Ministério Público, delegados da Polícia Federal, advogados públicos e outras categorias.

Baixar arquivo
Geral

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

O Programa vai valer para setores como hotéis, shows, restaurantes e eventos esportivos. E ficam de fora, por exemplo, pensões, fretamento rodoviário de passageiros e excursões e transporte marítimo de passageiros aquaviários para passeios turísticos. 

Baixar arquivo
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: sucesso de Ray Charles vira canção oficial da Geórgia

O sucesso “Georgia on My Mind” de Ray Charles se tornou a canção oficial do estado da Geórgia, nos Estados Unidos, em 24 de abril de 1979

Baixar arquivo