MP ajuíza ação para suspender a cobrança do IPTU 2018 no município do Rio

Reajuste

Publicado em 01/02/2018 - 19:41 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) ajuizou ação civil pública, com pedido de liminar, para que a prefeitura do Rio seja obrigada a suspender imediatamente a cobrança do IPTU 2018, sob pena de multa diária de R$ 100 mil.

 

Os promotores alegam que o reajuste efetuado este ano é inconstitucional e abusivo e que a cobrança excessiva faz com que o cidadão carioca tenha que gastar os recursos necessários ao próprio sustento para pagar o tributo. De acordo com o MP,  o reajuste alto e inesperado do valor do imposto resulta em apropriação estatal ou confisco de rendimentos.

 

Ainda de acordo com a ação, é legítima a atualização dos critérios de cálculo da alíquota, mas a falta de transparência da nova metodologia desconsidera princípios constitucionais.

 

O Ministério Público estadual também afirma que os locais de maior aumento da cobrança do IPTU são bairros em que não houve qualquer tipo de benfeitoria por parte do poder público municipal, e em que a violência urbana só se intensificou, pela ausência sobretudo de segurança pública. Segundo o MP,  imóveis populares, que nunca tiveram qualquer cobrança do tributo, vão passar a pagar o imposto.

 

Em dezembro, em outra ação, apresentada por deputados da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, aceitou recurso da prefeitura do Rio de Janeiro e suspendeu a decisão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça que impediu o reajuste do IPTU no município.

 

Na decisão, a ministra entendeu liminarmente que o aumento do imposto foi aprovado pelo Legislativo local e que sua suspensão pode agravar a situação econômica da cidade.

Últimas notícias
Geral

Brasil investe em infovias pelo Oceano Pacífico para melhorar internet

Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, assinou acordo com o governo colombiano para que a infraestrutura da internet brasileira tenha mais possibilidades de se conectar com o restante do mundo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MP de Meio Ambiente discute Amazônia e mudanças climáticas

Discussões serão feitas no 22º Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente, em Belém . Até a próxima sexta-feira, serão apresentadas experiências de projetos em desenvolvimento nas áreas de conservação socioambiental e redução das mudanças climáticas, além de propostas de políticas públicas para enfrentar os problemas climáticos.  

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Pobreza e extrema pobreza recuam no Brasil em 2023

O índice nacional de pobreza passou de 32% em 2022, para 27,5% em 2023. Queda foi registrada em 25 estados e no Distrito Federal. Bolsa Família e programas estaduais de transferência de renda contribuíram para a melhora nos índices.  

Baixar arquivo
Geral

Operação mira esquema de venda ilegal de óleo de maconha

O esquema contava com a participação de influenciadores digitais na venda de óleo de maconha para uso em cigarros eletrônicos, os vapes. E os produtos eram vendidos por meio de sites na internet, de perfis em redes sociais e no Whatsapp.  

Baixar arquivo
Política

Pacheco defende PEC do Quinquênio

A proposta estabelece um bônus de 5% a cada cinco anos trabalhado para magistrados, Ministério Público, delegados da Polícia Federal, advogados públicos e outras categorias.

Baixar arquivo
Geral

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

O Programa vai valer para setores como hotéis, shows, restaurantes e eventos esportivos. E ficam de fora, por exemplo, pensões, fretamento rodoviário de passageiros e excursões e transporte marítimo de passageiros aquaviários para passeios turísticos. 

Baixar arquivo