Trocando em Miúdo: De olho na hora de começar a preencher a declaração do Imposto de Renda

Trocando em Miúdo

Publicado em 01/02/2018 - 07:38 Por Apresentação Eduardo Mamcasz - Brasília

Olá, prezada pessoa ouvinte cidadã.

 

Vamos começar, outra vez, uma prosa que a pessoa aí está deixando para depois do carnaval quando já podia estar cuidando até antes do Natal. Adivinhe só do que se trata? Não sei se vale a pena lembrar, mas não tem como fugir dela. Dúvidas no preenchimento da declaração do Imposto de Renda. Está lembrado disso? Então, vamos nessa.

 

Para manter a tradição, quem conversa com a gente, igual aconteceu nos outros anos, muita gente mandou dúvidas para o e-mail emconta@ebc.com.br, é o secretário de finanças do Sindireceita, Francisco Pinto de Souza. Então, lápis e papel, a pasta da declaração do ano passado por perto e começando por onde? Lógico, só vale o que a pessoa teve de despesa, lucro, rendimento até o dia 31 de dezembro de 2017.

 

Acontece que tem duas coisas, pelo menos, que o contribuinte depende dos documentos, que costumam ser liberados só lá no fim deste fevereiro, em cima da hora de começar a entregar a declaração para a Receita Federal, nos meses de março e abril. Primeiro, analista tributário Francisco Pinto de Souza. O relatório pessoal do banco. Como é isso?

 

Prezado analista tributário Francisco Pinto de Souza, do Sindireceita. Obrigado pela sua sempre importante participação. Agora, tem outro relatório que o contribuinte precisa sempre esperar, até para comparar. Trata-se da declaração de rendimentos da empresa onde trabalha, aí contando quanto foi retido de Imposto de Renda, todo mês, em cima do seu salário. Tem que esperar e comparar. É isso mesmo?

 

Tem mais dúvidas ainda em cima de declaração do Imposto de Renda, dia 1º de março já ponde mandar, pela internet, para a Receita Federal. Só mais uma. De um lado, os ganhos. Do outro, os gastos. No meio, as dívidas. Como exemplo, no carro. Vendi um, comprei outro. E aí, analista?

 

Não falei que ia começar tudo de novo? Tem mais dúvida e recomendação nesta fase de preparação antes de preencher a declaração do Imposto de Renda. Mas a chefia lembra que hoje o tempo acabou. Sem problema. Amanhã, e nos próximos dias, a gente continua em cima disso.

 

Então, tá. Inté e axé.

 

 

Trocando em Miúdo: Quadro do programa "Em Conta", da Rádio Nacional da Amazônia. Aborda temas relacionados a economia e finanças, traduzidos para o cotidiano do cidadão. É distribuído em formato de programete, de segunda a sexta-feira, pela Radioagência Nacional. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Saúde

RJ: Casos de dengue aumentam 177% nos cinco primeiros meses deste ano

A capital fluminense concentra a maioria dos registros da doença, mas as regiões Noroeste e Norte apresentam alta transmissão, de acordo a Secretaria de Estado de Saúde.

Baixar arquivo
Economia

Ministério de Minas e Energia diz que estoque de diesel dura 38 dias

Se a importação desse combustível fosse suspensa, seria possível atender à demanda durante 38 dias, com esses estoques e a produção nacional.

Baixar arquivo
Economia

Eletrobras lança oferta de ações em mais um passo para privatização

A Eletrobras apresentou os documentos necessários para realizar a operação, com a qual a estatal espera movimentar mais de R$ 30 bilhões.

Baixar arquivo
Cultura

Começa o São João no Maranhão, a previsão é de 60 dias de festa

Os últimos meses foram de ensaios, muito trabalho nos ateliês dos grupos de Bumba Meu Boi e outras manifestações culturais do Maranhão.

Baixar arquivo
Economia

Pesquisa: mais de 20 milhões de pessoas poderiam trabalhar remotamente

Pesquisa do Ipea, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, divulgada nesta sexta-feira, estima que mais de 20 milhões de trabalhadores no Brasil estão em ocupações que poderiam ser realizadas remotamente.

Baixar arquivo
Geral

Brasil já registra 17 mil divórcios em cartórios neste ano

No ano passado, foram concluídas mais de 80 mil separações consensuais. Este é o maior número desde 2007, quando uma lei federal permitiu a formalização do divórcio diretamente em cartórios.

Baixar arquivo