Remédios estão até 2,8% mais caros

Farmácia

Publicado em 02/04/2018 - 14:59 Por Mariana Martins - Brasília

Todo ano, no final do mês de março, o preço dos medicamentos sofre reajuste. Em 2018, apesar do aumento do salário mínimo ter sido de apenas 1,8%, o reajuste dos medicamentos chegou a 2,8%.


O aumento do preço dos remédios é  feito pelo governo, por meio da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), órgão interministerial responsável por regular o mercado e estabelecer critérios para a definição e o ajuste de preços.


Nem todos os remédios recebem o mesmo percentual, os aumentos variam de 2% a 2,8%.


Seu Darcy Cavalcanti, aposentado de 85 anos, que teve R$ 17 de aumento no salário este ano agora terá que pagar mais pelos medicamentos.


O cálculo para se chegar ao valor do reajuste, que é feito anualmente, tem como base o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA, e a produtividade do setor farmacêutico.

Últimas notícias
Geral

Mais de 20 instituições federais de ensino estão em greve

Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior recusou a proposta do governo de reajuste de 4,5% no ano que vem e também em 2026. Mas sem reajuste para 2024.

Baixar arquivo
Internacional

Lula cobra desculpas do Equador por invasão à embaixada do México

A declaração foi dada durante a Cúpula Virtual da CELAC, Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, motivada justamente para discutir a invasão da embaixada do México, no Equador.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus apresenta alta para o PIB e taxa Selic

Os economistas e analistas consultados pelo Banco Central esperam que a Selic feche o ano a 9,13%, antes a expectativa era de 9%.

Baixar arquivo
Política

Lula vai à Colômbia para reunião bilateral com Gustavo Petro

Presidente brasileiro também vai participar da Feira Internacional do Livro de Bogotá e não descarta conversar sobre o processo eleitoral na Venezuela. 

Baixar arquivo
Internacional

Economia do Brasil deve crescer 2,2%, aponta expectativa do FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aumentou a expectativa de crescimento da economia brasileira para 2,2% em 2024. O dado é o mesmo estimado pelo governo federal. A entidade divulgou, nesta terça-feira, as previsões para vários países no mundo.

Baixar arquivo
Geral

Análise de suposta bomba em aeroporto de Brasília é inconclusiva

Os dois pacotes, envolvidos em fita adesiva, foram encontrados no estacionamento dos carros de aplicativos. Os artefatos foram detonados pela Polícia.

Baixar arquivo