Poupadores com perdas por planos econômicos podem se cadastrar para solicitar pagamento

Planos Econômicos

Publicado em 22/05/2018 - 15:07 Por Danyele Soares - Brasília

Poupadores que tiveram perdas financeiras com planos econômicos das décadas de 80 e 90 já podem acessar a página na internet e fazer os pedidos de habilitação.

 

Caberá aos próprios poupadores ou aos representantes legais - como advogados, defensores públicos ou herdeiros - fazer o cadastro no site e incluir as informações sobre o processo, que serão enviadas às instituições financeiras responsáveis pelos pagamentos.

 

Os dados serão conferidos e validados e o banco  poderá confirmar as informações, devolver ou negar o pagamento. Em caso de negativa, o interessado poderá pedir uma nova análise.

 

De acordo com a ministra da Advocacia-Geral da União, Grace Mendonça, cerca de 3 milhões de pessoas serão beneficiadas com a medida. E na ordem de pagamento os idosos terão preferência.

 

Segundo o presidente Michel Temer, que lançou oficialmente do sistema de adesão para os poupadores, a iniciativa tem vantagens econômica, social e institucional. No aspecto social, Temer explicou que o acordo contempla pessoas que aguardavam há mais de 25 anos pela solução do conflito. No campo econômico, ele destacou que a ação deve injetar 12 bilhões de reais na economia. Já no plano institucional, a iniciativa mostra que o diálogo deu resultado.

 

Para o presidente, o acordo é um feito histórico.

 

O acordo com os poupadores foi homologado em março pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e prevê a compensação das perdas dos poupadores com os planos econômicos Bresser, de 1987, Verão, de 89, e Collor 2 de 91.

 

A estimativa é de que os valores devidos sejam pagos em até 24 meses.

 

Para pedir a habilitação, o poupador deve acessar o site: pagamentodapoupanca.com.br.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo