Pesquisa: 43% dos idosos brasileiros são responsáveis por pagar despesa familiar

Orçamento Familiar

Publicado em 19/11/2018 - 14:07 Por Lucas Pordeus León - Brasília

Uma pesquisa divulgada pelo SPC Brasil revela que 43% dos idosos brasileiros são os principais responsáveis por pagar as despesas da família.

 

De forma geral, 91% das pessoas com 60 anos ou mais contribuem com o orçamento da residência; 25% colaboram com a mesma quantia dos demais membros da família; e somente 9% dos idosos não ajudam nas despesas.

 

O médico aposentado Paulo Fragoso de Carvalho, de 70 anos, ainda trabalha como professor. Ele é o único a pagar as contas da casa, onde mora também a filha e o neto.

 

Ainda segundo a pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito, de cada 10 idosos, quatro deixaram de pagar ou atrasaram alguma conta e 21% estão com o CPF negativado. Os atrasos foram, principalmente, por causa das contas de luz, água e telefonia.

 

A pesquisa do SPC também perguntou sobre o padrão de vida dos idosos. Para 37% dos entrevistados, o padrão de vida piorou se comparado a quando tinham 40 anos; 33% avaliam que a vida melhorou e 28% dizem que a situação permanece a mesma.

Últimas notícias
Geral

Indígenas marcham rumo ao Congresso para cobrar demarcação de terras

Uma sessão solene no plenário da Câmara dos Deputados homenageou os 20 anos do Acampamento Terra Livre.

Baixar arquivo
Geral

Calor fora de época vai durar até fim de abril

Nos próximos dias, a escalada da temperatura vai afetar principalmente as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Denúncia de crimes ambientais coloca jornalistas em risco na Amazônia

Nos últimos dez anos, foram registrados 230 casos de violência contra a liberdade de imprensa nos noves estados que compõem a Amazônia Legal. Pará é o estado mais violento para jornalistas, seguido do Amazonas e Mato Grosso.   

Baixar arquivo
Economia

Receita libera consulta ao lote residual do Imposto de Renda de 2023

O lote refere-se a contribuintes que caíram na malha fina, mas regularizam a situação. A maior parte do valor é para contribuintes com prioridade no recebimento, como idosos e pessoas com deficiência.  

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa do Ministério vai analisar saúde e nutrição de crianças

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias no país para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o peso, a altura e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até 6 anos e suas mães. 

Baixar arquivo
Geral

Governo divulga novas regras de segurança para dia da prova do CNU

As provas serão no próximo dia 5 e vão ocorrer em 228 cidades; mais de 2,1 milhões de pessoas foram confirmadas.

Baixar arquivo