Alimentos e bebidas influenciam alta de 0,32% da inflação em janeiro

IPCA

Publicado em 08/02/2019 - 16:59 Por Joana Moscatelli - Rio de Janeiro

O Índice que mede a inflação oficial do país, o IPCA, subiu 0,32% em janeiro. O registro ficou acima dos 0,15% apresentados em dezembro. Em janeiro de 2018, a taxa foi de 0,29%. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo foi divulgado nesta sexta-feira, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Rio de Janeiro.

 

No acumulado dos últimos 12 meses, a inflação oficial do país ficou em 3,78%. A inflação de janeiro foi puxada pelo grupo alimentação e bebidas, que cresceu nos últimos 30 dias, fechando o mês em 0,90%. Em seguida, vieram s despesas pessoais, que subiram 0,61%. Juntos, os grupos alimentos e bebidas e despesas pessoais responderam por cerca de 90% do índice do mês.

 

O item alimentação no domicílio subiu 0,97% em janeiro, especialmente em função das altas nos preços do feijão-carioca, da cebola, das frutas e das carnes. O leite longa vida, após cinco meses consecutivos de queda, subiu 2,10%. Já a redução do preços do tomate ajudou a conter a alta dos itens alimentícios.

 

No caso das despesas pessoais, o aumento de preços foi impulsionado pela alta de itens como excursão, hotel e de alguns serviços como manicure e cabeleireiro.

 

Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, apenas vestuário apresentou deflação de dezembro para janeiro.  Foram registradas variações negativas nas roupas femininas, roupas infantis e roupas masculinas. Além disso, os calçados também registraram queda. Os itens habitação, artigos de residência, saúde e cuidados pessoais, educação, transportes e comunicação também variaram positivamente de preço em janeiro.

 

Com informações da Agência Brasil, do Rio de Janeiro, Joana Moscatelli.

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo