Especialistas debatem reforma da Previdência no Ipea

Regime Geral

Publicado em 30/04/2019 - 15:56 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

Um seminário para avaliar os desafios para a Previdência e a proteção social no Brasil foi realizado nesta terça-feira (30), na sede do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em Brasília, e transmitido por videoconferência para o Rio de Janeiro.

 

Foram discutidos temas como o Regime Geral de Previdência Social e os principais argumentos a favor da reforma no país.

 

O presidente do instituto, Carlos von Doellinger, ressaltou o papel do Ipea no auxílio das discussões previdenciárias, bem como os principais projetos de reforma.

 

Um dos assuntos abordados foi a mudança do Regime Geral de Previdência. A proposta é completamente diferente do modelo atual, conhecido como sistema de repartição, no qual o trabalhador contribui para garantir os benefícios de quem já se aposentou.

 

Segundo o Governo Federal, esse modelo levou a um déficit de R$ 266 bilhões ao país, no ano passado.

 

A proposta é transformar o atual modelo em um sistema de capitalização, onde cada trabalhador tem uma conta, numa espécie de poupança individual, na qual o contribuinte pode definir o quanto quer receber de aposentadoria, a partir de um plano de contribuições.

 

Sobre os principais motivos para apoiar a reforma Previdência, o coordenador setorial para Desenvolvimento Humano e Pobreza do Banco Mundial, Pedro Olinto, argumenta que o Brasil precisa de um ajuste fiscal para crescer de forma sustentável.

 

Segundo ele, as altas taxas de envelhecimento, aliadas à crescente redução nos índices de fertilidade da população contribuem para a urgência de mudanças.

 

De acordo com dados do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil, que também participou do encontro, a previsão é que em 25 anos a população idosa dobre no país. O índice é menor do que a média para o Continente Latino-Americano, de 28 anos.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo