Saiba mais sobre a nova Lei do Cadastro Positivo, sancionada nessa segunda por Bolsonaro

Economia

Publicado em 09/04/2019 - 08:05 Por Kariane Costa - Brasília

A Lei do Cadastro Positivo foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, nessa segunda-feira (8), em cerimônia no Palácio do Planalto.

 

O sistema do Cadastro Positivo funciona como um banco de dados que reúne informações sobre o histórico de crédito dos consumidores.

 

Cada consumidor tem uma pontuação chamada de score. Essa pontuação vai definir se ele é um bom pagador.

 

A expectativa é que, com o Cadastro Positivo, o acesso ao crédito seja facilitado e os juros para os bons pagadores sejam menores.

 

De acordo com o secretário Especial do Ministério da Economia, Carlos da Costa, 22 milhões de consumidores estariam aptos para serem inseridos automaticamente no cadastro neste primeiro momento.

 

Mas o secretário acredita que o Cadastro Positivo possa receber as informações de até 110 milhões de pessoas e  que sistema funcione nesta nova etapa em até seis meses.

 

O Cadastro Positivo já existe desde 2011 e reúne cerca de 6 milhões de pessoas. Antes a adesão dos consumidores era voluntária. A partir de agora, quem não quiser fazer parte da lista deve se manifestar.

 

Ainda de acordo com secretário, a medida deve gerar renda e movimentar a economia do país.

 

A lei exige ainda que o Banco Central encaminhe ao Congresso Nacional, em até 2 anos, relatório sobre os resultados alcançados com as alterações no Cadastro Positivo para monitorar se realmente houve redução dos juros.

 

Os defensores do Cadastro Positivo afirmam que os dados bancários do consumidor continuam sendo sigilosos.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo