Foliões de festa junina pagam mais caro por comidas típicas

FGV

Publicado em 13/06/2019 - 12:18 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

Os preços dos produtos utilizados no preparo dos pratos típicos de festas juninas tiveram alta de 9,15% nos 12 meses compreendidos entre junho de 2018 e maio deste ano, ficando bem acima da inflação acumulada no período, de 5,06%.

 

De acordo com pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV), entre os produtos procurados pelos consumidores para fazer as iguarias do arraial, o vilão foi a batata-inglesa, com alta de 98,13%; seguida da couve, que subiu 24,43%. Esses dois produtos são usados no preparo do caldo verde, muito apreciado nas festas juninas. Outros itens muito usados nesta época, como o leite de côco, teve alta de 17,80%; o salsichão e a salsicha subiram 12,30% e o milho de pipoca aumentou 6,37%.

 

O economista do Instituto Brasileiro de Economia da FGV e coordenador do IPC, André Braz, atribui este aumento dos produtos juninos a dois efeitos: o do clima, que acelerou os preços de alimentos 'in natura' que estão na lista; e à ação do dólar.

 

Para o economista, os preços dos produtos da lista junina não devem continuar em alta. Para ele, até o final deste segundo trimestre os preços dos itens de feira devem estar bem mais em conta, enquanto que os preços dos derivados do milho e do trigo tem uma probabilidade menor de desaceleração, pois dependem das condições da safra e da taxa de câmbio.

Últimas notícias
Geral

Cantareira vai a 40% do nível de água e entra em estado de alerta

Sabesp informou que ainda não há risco de desabastecimento. Sistema é composto por seis mananciais que, juntos, estão operando com 54% da capacidade.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas: 40 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas em Alagoas

As fortes chuvas que caíram em Alagoas a partir da madrugada deste sábado (02) deixaram 40 mil pessoas entre desalojadas e desabrigadas.

Baixar arquivo
Economia

Mercado de aviação cresce no Brasil, mas segue abaixo da pré-pandemia

Ao todo, 6 milhões e 400 mil passageiros voaram no mercado doméstico brasileiro em maio deste ano. O número representa 10% menos que o mês de maio de 2019, ou seja, antes da pandemia. 

Baixar arquivo
Internacional

Portugal vai criar novo visto de trabalho a brasileiros no país

Em visita ao Rio de Janeiro, neste sábado (02), o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, citou a proposta que cria um novo visto de trabalho para brasileiros.

Baixar arquivo
Geral

Cristo Redentor ganha iluminação especial na cor laranja

O tom escolhido para irradiar o icônico ponto turístico faz uma alusão ao Dia Municipal de Redução do Risco de Desastres.

Baixar arquivo
Economia

Doação de pessoa para campanha via PIX só pode ser feita pelo CPF

A decisão por unanimidade foi do plenário do Tribunal Superior Eleitoral na sessão desta sexta-feira.

Baixar arquivo