Aumenta nível de famílias endividadas e que têm contas em atraso

CNC

Publicado em 02/08/2019 - 08:55 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

Pelo menos seis em cada dez famílias brasileiras, 64,1%, estavam endividadas em julho deste ano, ante a taxa de 64% do mês anterior. O percentual é o mais alto desde julho de 2013, três anos depois do início a série histórica da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, feita pela CNC, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

 

Os dados de julho da pesquisa apontam, ainda, que mais de duas famílias, ou 23,9%, admitiram estar com dívidas ou contas em atraso, ante a taxa de 23,6% de junho, e que o percentual aumentou pelo sétimo mês consecutivo.

 

A economista Marianne Hanson, da CNC, explica que o aumento do endividamento significa que as famílias estão contratando mais empréstimos e financiamentos diante das condições mais favoráveis da oferta de crédito, como a queda na taxa de juros e a ampliação dos prazos para pagamento.

 

Sobre o aumento das dívidas ou contas em atraso, Marianne diz estar relacionado ao crescimento lento do nível de emprego e da recuperação da renda. Ela acredita que este cenário deve se manter nos próximos meses, porém em menor proporção.

 

Os dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor são coletados em todas as capitais dos estados e mais o Distrito Federal, com cerca de 18 mil consumidores.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo