No Amapá, a primeira semana de ações do PAA - Programa de Aquisição de Alimentos – movimentou 148 mil reais e arrecadou quarenta e uma toneladas de alimentos.
O Programa compra os produtos de produtores familiares para abastecer pessoas em situação de insegurança alimentar e a rede pública de ensino.
O diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Amapá, Osvaldo Soares, explica a importância do projeto.
Sonora: "O programa tem gerado uma importância muito importante no aspecto econômico e social. Temos relatos de famílias de produtores que informam que o PAA tem dado para eles uma garantia da comercialização de sua produção e a renda adquirida através desse programa tem servido até para fazer alguns investimentos".
O PAA investiu cerca de 93 mil reais na agricultura familiar em feiras que aconteceram nos municípios de Pedra Branca, Laranjal do Jari, Porto Grande, Oiapoque, Cutias, Macapá e Pracuúba.
A capital Macapá arrecadou 54 mil reais, tento a maior movimentação financeira. Foram 15 toneladas de alimentos adquiridos, o que beneficiou 66 fornecedores da agricultura familiar e 20 instituições.
O programa pretende realizar 129 feiras até dezembro, em 18 localidades do Amapá.